Cookie Consent
Brasil
Covid-19: ocupação em leitos públicos segue estável e cresce na rede privada
Publicado: 08:35:00 - 19/11/2020 Atualizado: 10:03:40 - 19/11/2020
A taxa de ocupação de leitos críticos públicos ou privados contratualizados para pacientes acometidos pela Covid-19 no Rio Grande do Norte segue estável. Precisamente, o indicativo de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 41,18% nesta quinta-feira (19). A informação consta na plataforma Regula RN, sistema da Secretaria Estadual de Saúde que monitora a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares potiguares. 

Elisa Elsie


Ao todo, 84 pacientes estavam internados em leitos críticos até o fechamento desta reportagem. Um total de 114 leitos estavam disponíveis e seis estavam bloqueados (quando um leito, naquele momento, não podem ser utilizados por qualquer razão). Além disso, um paciente estava na fila de espera esperando a regulação. Vale lembrar que, até essa quinta-feira, o RN dispõe de 204 leitos críticos, segundo dados da plataforma.

Já em relação aos leitos clínicos, que são aqueles para casos de menor gravidade mas que ainda carecem de atendimento, são 285 em todo o RN. Destes, 93 estavam alocados, o que significa uma de taxa de ocupação de 32,63%. Além deles, são 146 disponíveis e 46 estão bloqueados. Cinco pacientes aguardavam na fila de espera por uma alocação.

De acordo com os dados, na divisão por região, o Oeste está com maior ocupação, com 54,2%. A região Metropolitana de Natal permanece estável com 40% e o Seridó segue com a menor porcentagem, com 25% de ocupação.

Leitos particulares
Já em relação aos leitos da rede privada, houve crescimento no número de pacientes internados. Segundo dados do mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), referente a dados desta quarta-feira (18), 80 pessoas estavam internadas em leitos da rede particular para tratamento da infecção.

O número vem crescendo nas últimas semanas e chamou atenção de gestores de hospitais particulares, que reabriram alas exclusivas para tratamento da Covid-19, o que foi usual entre abril e agosto. Apesar do crescimento, a taxa de ocupação ainda está abaixo dos 30%, ficando em 28,7%, segundo números da Sesap.

Dos internados, 36 estão em leitos clínicos e 44 em leitos críticos, especificamente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Números epidemiológicos
A Sesap atualizou os números da Covid-19 no RN. De acordo com o 221º Boletim Epidemiológico divulgado pela pasta, já foram 84.305 casos confirmados de Covid-19, além de 37.660 considerados suspeitos e outros 204.821 descartados.

Segundo a atualização, o Rio Grande do Norte não teve nenhuma morte nas últimas 24 horas, mas seis novos óbitos foram registrados (mediante conclusão do processo de investigação). Com isso, já são 2.649 vítimas fatais da infecção no estado. Além disso, são 404 óbitos investigados e 678 são mortes descartadas (quando passaram pela investigação e não se tratava de um óbito acarretado pela Covid).


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte