Natal
Covid: menino autista de nove anos recebe 1ª vacina para crianças do RN
Publicado: 09:57:00 - 15/01/2022 Atualizado: 10:55:46 - 15/01/2022
A vacinação de crianças contra a covid no Rio Grande do Norte começou neste sábado (15). O primeiro a receber o imunizante foi Emerson Miguel da Rocha, de 9 anos, criança autista que reside no conjunto Amarante, em São Gonçalo, região metropolitana de Natal. A aplicação do imunizante ocorreu para marcar, de forma simbólica, o início da aplicação de vacinas neste novo público após a chegada das doses, ocorrida nesta sexta-feira.

Adriano Abreu
Emerson, de 9 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante contra a covid no RN

Emerson, de 9 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante contra a covid no RN


Natural de São Gonçalo do Amarante, Emerson Miguel da Rocha foi a primeira criança vacinada no Rio Grande do Norte. Chamado pelos parentes de Miguel, o menino de 9 anos tem autismo e não conseguiu dormir de tanta alegria para receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Criado por sua mãe, estudante de Serviço Social, e pelos avós maternos, a família também não conseguiu esconder a emoção com esse momento. “Estou muito animado, vou ser a primeira criança da minha idade vacinada no RN. Esperei três anos por isso porque acredito muito na vacina”.  

A avó Erleide Moraes foi quem acompanhou o neto na Unidade de Saúde do Amarante e falou com a reportagem com os olhos cheios de lágrimas. “Ele esperava muito por isso, sempre perguntava quando ia ser a vez dele. Miguel me falou hoje que estava sem palavras, o que é raro. Ele tem necessidades especiais, tomou até remédio para conseguir dormir. Miguel é muito animado e esse período estava sendo difícil, ele não estava indo para as aulas porque ele também apresenta obesidade grave. Agora temos esse ponto de luz com a vacinação”, relata.

Ao todo, dez crianças receberam a vacina no evento, que conta com a presença da governadora Fátima Bezerra e o secretário estadual de Saúde Cipriano Maia, a coordenadora de Vigilância em Saúde Kelly Maia e o secretário municipal de saúde Jalmir Simões.

Na manhã desta sexta o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu 20.900 doses do imunizante da Pfizer específicos para a vacinação das crianças nessa nova faixa etária. Por ser um baixo quantitativo perto da quantidade estimada em aproximadamente 350 mil crianças, a orientação é que a vacinação comece por aquelas com comorbidades ou deficiência permanente. Para depois seguir escalonamento por idade crescente, iniciando com as crianças de 5 anos.


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte