Cozinha Ecológica inaugura restaurante

Publicação: 2019-06-28 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Após sete anos dedicados à cozinha e ao estilo de vida veganos, em Nova Descoberta, o projeto Cozinha Ecológica ganhou um novo endereço mais apropriado à sua proposta: o Espaço Cozinha Vegana abriu mês passado em Lagoa Nova, oferecendo ao seu público uma boa estrutura de restaurante, com visual arrojado e aconchegante, além de uma cozinha adequada  às alquimias gastronômicas da chef Deborah Sá. A feirinha ecológica do sábado também está sendo realizada por lá.

Tostada: Fatia de pão de longa fermentação, colorida naturalmente, com muçarela de castanha de caju, tofu, tomate
Tostada: Fatia de pão de longa fermentação, colorida naturalmente, com muçarela de castanha de caju, tofu, tomate

“O antigo endereço não tinha uma estrutura ideal para receber, mas mesmo assim as pessoas iam. Era urgente ter um novo espaço pra atender nosso público”, afirma Marcelo Pê, sócio de Deborah na empreitada. O novo Espaço conta com dois ambientes, sendo um  externo em forma de varanda. A decoração sóbria e moderna usa madeira, ferro e concreto de   forma artesanal, das luminárias às mesas. Tudo feito a mão. A casa recebe até 74 pessoas sentadas.

O endereço é novo, mas a proposta continua a mesma, ressalta Marcelo. “A gente segue servindo uma comida que seja eticamente aceitável segundo a filosofia vegana. A Deborah também segue a nutrição clínica funcional, ou seja, tudo que pode causar impacto no consumidor é observado. Por exemplo: só usamos panelas de aço, nada de alumínio. É bem mais difícil manter essa postura do que atuar num modo convencional”, explica.

O menu da Cozinha Ecológica, obviamente, não trabalha nada de insumo animal. O leite de castanha é a base de todas as preparações que necessitam do ingrediente. A equipe trouxe da França os fungos de camembert e  gorgonzola para produzir suas próprias versões veganas dessas iguarias. Marcelo ressalta que nem todos os vegetais são orgânicos – e isso é dito ao consumidor. Os orgânicos têm certificados. Quase tudo é preparado na cozinha de Deborah.

Os chefs Deborah Sá e Marcelo Pê criam novas alquimias veganas para o Espaço CozinhaEcológica
Os chefs Deborah Sá e Marcelo Pê criam novas alquimias veganas para o Espaço Cozinha Ecológica

O menu é enxuto, mas criativo.  O prato do almoço é uma opção que muda diariamente. Entre as opções favoritas estão a tostada, uma fatia de pão de longa fermentação, colorida naturalmente e tostada, que pode ser acompanhada por muçarela de castanha de caju, tomate e manjericão, patê de tofu com alho, creme de chocolate orgânico, manteiga fermentada de castanha, cream cheese de castanha, tomates assados, e tofu benedict (massa à base de tofu, algas e grão de bico). Esses recheios também valem para a tapioca e a panqueca de grão de bico.

Há ainda pasta de hummus tahine servida com palitinhos de vegetais; salsicha de cogumelos servida com chucrute e mostarda fermentada; crostini raw à base de sementes e vegetais coberto de queijo de castanha ou patê de tofu, tomate, pesto e lascas de cenoura; e tábua de frios com queijos, manteiga, geleia, conservas e crackers de sementes – tudo feito na casa. A sopa do dia é 100% vegetal.

O restaurante aberto em Lagoa Nova tem culinária vegana da entrada à sobremesa
O restaurante aberto em Lagoa Nova tem culinária vegana da entrada à sobremesa

“A Deborah está sempre 'veganizando' receitas, ela gosta de surpreender”, ressalta Marcelo. Há uma curiosidade sobre o público: nem 10% é vegano, segundo os proprietários. “No geral são pessoas preocupadas com a saúde, com o meio ambiente, e curiosas. Mas não são veganas. Os veganos já são na maioria autônomos, cuidam da própria comida”, diz.

Serviço:
Espaço Cozinha Vegana. Rua Professor Almeida Barreto, 442, Lagoa Nova. Aberto de 2ª à 6ª das 11h30 às 19h, e sábados das 7h30 às 11h. Tel.: 99955-0479.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários