sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

CPI Covid-19

- Publicidade -
Rosalie Arruda
A CPI da Covid no Senado pode votar esta semana a convocação do secretário estadual de Saúde do RN, Cipriano Maia. Outros 12 secretários também estão relacionados e devem ser ouvidos. A convocação partiu do senador Eduardo Girão (Podemos-CE).  A CPI está ouvindo os ex-ministros. 
Isolamento social
O Partido dos Trabalhadores (PT) quer aumentar o isolamento social no país. Na sexta-feira (30), a legenda provocou o Supremo Tribunal Federal para que a Corte determine providências urgentes em relação a medidas de isolamento social para conter a pandemia da Covid-19. Segundo o partido, o objetivo da ação é corrigir omissão inconstitucional decorrente da carência de medidas de caráter administrativo e da passividade atribuída ao presidente da República. A ação foi distribuída ao ministro Marco Aurélio.
Judicialização da vacina 
A União está obrigada a enviar ao Estado do Ceará 49 mil doses da vacina Coronavac fabricadas pelo Instituto Butantan. A decisão do TRF-5 ainda estabelece multa de R$100 mil por dia de atraso na remessa.
Sem fantasia
A coluna recebe informação de que a raposa, dita “astuta”, anda de “bobeira” com relação à movimentação dos deputados estaduais. 
O presidente, Ezequiel Ferreira, depois do mandato em andamento, está impedido de sentar-se no trono da Casa Legislativa potiguar. A decisão proibitiva partiu do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em abril deste ano. Portanto, o presidente atual, aniversariante desta segunda-feira 03 de maio, deve aproveitar seu tempo no posto.  É finito! 
Embora, a gente saiba que toda lei muda, a depender dos interesses dos legisladores.
Piadista 
Em reunião para receber o embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Arie Bass, o deputado federal General Girão (PSL) pediu que um Mapa do Mundo fosse aberto no auditório da Fiern para que ele pudesse mostrar ao visitante o quanto o Brasil estava “à direita”, se observada a sua posição em relação à própria América. Felizmente, com todos de máscara, foi mais fácil esconder os sorrisos amarelos. 
Espaços 
A oposição à governadora Fátima Bezerra está em busca de um nome para concorrer com a petista nas eleições de 2022. Até o momento, os candidatos não emplacaram. Os que ainda tem alguma chance não querem arriscar o que já conquistaram. 
A turma jovem da Femurn, composta pelos prefeitos de Mossoró, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros, Parelhas, entre outros, já se articula para negociar uma composição com a governadora, talvez indicando o companheiro de chapa.  
Os jovens têm planos e questionam lideranças arcaicas e ultrapassadas. Mais um gargalo para a oposição resolver. 
Acordos 
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, deve buscar o fortalecimento da candidatura do filho, Adjuto Dias, a deputado estadual.  Para o plano federal, Dias já tem parceiro certo para apoiar.
“Terra dos Poetas”
Já o deputado George Soares (PL) propõe que o município do Assú seja denominado “Terra dos Poetas” no Estado do RN.  “Assu recebeu este epíteto cultural em pleno ano de efervescência na cultura brasileira (1922), momento em que surgia o movimento modernista culminando com a I Bienal de São Paulo”, justifica o deputado.   O Projeto de Lei autorizativo será votado pelos parlamentares.
Passaporte 
Um novo lote contendo 101.750 doses de AstraZeneca e as primeiras 7.020 doses da vacina da Pfizer chegou ao RN. Se você tiver a sorte de pegar a Pfizer, já pode pensar em cruzar o Atlântico. Ela é aceita pelo Bloco Europeu.
Oxalá!!!! 
Livre e solto 
Fazendo figa para que os grupos que se aglomeraram no dia 01 de maio não espalhem o coronavírus. Já temos problemas demais. 
Rezai, sempre!
Para os devotos de Nossa Senhora de Fátima, a Paróquia na ZN celebra a festa da padroeira até o dia 16 de maio. Diariamente, às 19 horas, há celebração no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Neste ano, a festa tem como tema: “Rezai o terço todos os dias. Rezai, rezai sempre”.
Itapemirim no ar 
A Itapemirim Transportes Aéreos foi aprovada no processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O início das vendas das passagens aéreas deve acontecer em breve, diretamente pelo site www.voeita.com.br e em agências de viagem. A data de início dos primeiros voos comerciais da companhia também deve ser anunciada em breve, assim como as rotas que a Itapemirim irá operar.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas