sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

CPI da covid no RN quer apurar se Governo do RN orientou depoimentos de servidores

- Publicidade -
O presidente da CPI da Covid-19, deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), abriu a sua 15ª reunião, na tarde desta quarta-feira (29), informando que “tem recebido denúncias de que depoentes na condição de testemunhas e que são servidoras do Estado, estão sendo treinadas por membros do governo”. No entanto, como as denúncias não chegaram acompanhadas de provas concretas, o parlamentar afirmou que “não se tomou nenhuma providência legal”, mas garantiu que vai abrir investigação sobre o fato de que “se está ou não havendo orientação de testemunhas”.
15ª reunião da CPI da covid no RN ocorreu nesta quarta-feira
Mas, segundo o deputado Kelps Lima, já há questionamentos sobre o acompanhamento de membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que geralmente mandado o procurador José Santana, junto a testemunhas. “Já pedi manifestação por escrito, pois não haveria base legal no acompanhamento da PGE e que isso poderia ensejar coação, tendo em vista que o Estado é investigado e envia advogados para acompanhar testemunhas, mas a Procuradoria do Estado ainda não as enviou”, disse o presidente da CPI.
Segundo Lima, já faz duas semanas que se pediu a manifestação da PGE, porque “há vários questionamentos da constitucionalidade do artigo 10 da Lei de Licitações acerca desse acompanhamento da PGE”. Na reunião desta tarde da CPI da Covid-19 serão ouvidas duas testemunhas – Thales Egídio Macêdo Dantas, Assessor da Procuradoria Geral do Estado, como testemunha na investigação das ambulâncias e Wilma Maria Fernandes Dantas, coordenadora geral do Samu, no mesmo caso.
Amanhã, a CPI vai ouvir, na condição de convidados, três deputados da Paraíba e de Alagoas, que falarão sobre o caso da aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, que não foram entregues aos estados. Os deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino (PB) e Davi Maia (AL).
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas