Crédito facilitado

Publicação: 2017-09-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Banco do Nordeste vai realizar, a partir de hoje no RN,  o circuito "Cliente Indica Cliente",  reconhecendo as micro e pequenas empresas de destaque. O  BNB reunirá empresários e entidades parceiras em sete cidades. Hoje será em Assu, no dia 19, em Parnamirim, em seguida Macaíba, dia 21; Goianinha dia 26; Apodi no dia 4 de outubro, Mossoró no dia 5 e Caicó no dia 11 de outubro. A campanha coincide com o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa - 5 de outubro. A data é de 1999 com a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, lei que estimula a criação de novas empresas, via desburocratização dos processos de tributação, por exemplo.

Conjuntura
Os empresários da indústria continuam na retranca. A intenção de investimentos da indústria recua no terceiro trimestre deste ano. Foi 2,8 pontos menor, em relação ao trimestre anterior, atingindo 105,1 pontos, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O indicador mede a disseminação do ímpeto de investimento entre as empresas industriais, antecipando tendências econômicas.

Redução
As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em agosto, na nona redução consecutiva e a décima em dois anos. De acordo com Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas Anefac, esse resultado pode ser atribuído a redução da taxa básica (Selic) promovida pelo Banco Central em sua última reunião e a expectativa de novas reduções.

Aposta
Aumenta a expectativa dos supermercadistas para os próximos meses de 2017. Análise da GFK, apresentada na Convenção 2017 da ABRAS, em  SP, mostra que, mesmo com os efeitos da crise, o mercado voltou a atingir um patamar 18% maior que em junho de 2017. A pesquisa revela  que, caso não existam alterações nas alíquotas tributárias, até o final do ano, os preços da Cesta Básica deverão ficar estáveis e com poucas oscilações em alguns produtos sazonais.

Serviço
Para o IBGE, o setor de serviços está parado (estacionou). Registra recuo de 0,8%, na passagem de junho para julho, com cinco dos seis segmentos dos serviços apresentando queda no volume. Outra notícia ruim vem do segmento de  material de construção. As vendas recuaram em agosto, aponta a Abramat, entidade dos lojistas.

Inovação na indústria
Os sindicatos das indústrias de Cerâmica e da Construção Civil, com apoio da Fiern, vão se reunir amanhã, às 9 horas, na Casa da Indústria, para apresentar a proposta de criação no Rio Grande do Norte do Núcleo de Inovação para Indústria de Cerâmica Vermelha – Inovacer. O objetivo é fortalecer o setor da indústria cerâmica vermelha e construção civil, através da inovação, através de ações em sistemas de gestão, processos produtivos e melhoria da qualidade dos produtos. Participará o presidente do Sinduscon-CE, empresário André  Holanda, que apresentará o modelo de gestão para inovação implantado no Ceará.

Impacto
O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) impacta 9% no crescimento do PIB, diz o presidente da Finep e vice-diretor licenciado da FGV, Marcos Cintra. Ele falou sobre os desafios que passam o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. A forte influência da inovação no desenvolvimento econômico dos países foi um dos pontos-chave. Segundo ele, as políticas econômicas dos principais países do mundo, incluindo do BRICS, passam pela inovação.

A inovação no setor automotivo chega com força ao Brasil. Em São Paulo terá novidades no 13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. Em exposição o Renault Twizy, BMW i3, Porsche Cayenne Hybrid, Volvo XC90 T8 Hybrid e-Tech. Em Recife, na Autonor 2017, a Ford exibe o Fusion Hybrid e sua linha de peças  Motorcraft, na “Oficina do Futuro.”

Mais uma boa notícia na economia. A inadimplência do consumidor caiu 3,1% em agosto, diz a Boa Vista SCPC. Na variação acumulada em 12 meses, o indicador cedeu 2,1%. Mesmo com o endividamento menor, os bancos não baixam os juros do cartão de crédito e do cheque especial. Ainda temos mais de 59 milhões de brasileiros com contas em atraso, tornando-se um complicador para a retomada do consumo.

A pesquisadora potiguar Celina Guerra fará uma exposição no 6º Congresso Mundial de Alimentos e Nutrição, que começa hoje  na China. Professora da Faculdade Maurício de Nassau,   ela apresentará os resultados de pesquisa realizada com um fungo endêmico no RN com propriedades antioxidantes e   antiinflamatórias a  partir da descoberta de um açúcar (polissacarídeo) encontrado no fungo endêmico na Mata da Estrela, em Baía Formosa.

Leilão
Hoje e amanhã será realizado o leilão de bens do Tribunal de Justiça do RN, a partir das 11 horas, no Fórum Seabra Fagundes, em Lagoa Nova. São vários lotes, incluindo um shopping avaliado em R$ 36,753 milhões.

Seminário
A  FCDL RN e  a CDL de Natal recebem os presidentes  e executivos das  CDLs  do RN e Estados vizinhos no 3º Seminário Regional de SPCs - Ampliando Horizontes. O debate é fechado, realizado pelo SPC Brasil,  com a apresentação de ferramentas de comunicação e produtos SPC, além de palestras e reunião de alinhamento estratégico.

Feira
Na Ficro, em Mossoró, o Sistema Fecomércio disponibiliza serviços aos empresários e à população. A 29ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro),  segue até sábado, 16, na Estação das Artes, com a expectativa de reunir um público de 14 mil pessoas e gerar cerca de R$ 15 milhões em negócios.

Mostra
A coordenação da CasaCor vai realizar hoje, no Aeroclube uma apresentação para a Imprensa e convidados, das 10 às 14 horas. É a quarta edição da mostra que pertence ao Grupo Abril. O Aeroclube foi totalmente reformado e adaptado para os ambientes desenvolvidos pelos arquitetos.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários