sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Cresce o número de acidentes com motociclistas em Natal

- Publicidade -

DIREÇÃO PERIGOSA  - Média de acidentes com motos em Natal cresceu

O número de acidentes envolvendo motociclistas em Natal, que já era considerado alarmante, cresceu no primeiro semestre deste ano. As estatísticas anteriores do Hospital Walfredo Gurgel registravam 9,6 acidentes desse tipo em um dia. Agora, os números são piores. De acordo com o que foi constatado nos últimos seis meses, ocorrem nas ruas da capital 13,5 acidentes com motos por dia. Contribuem para esse crescimento fatores como o consumo do álcool, uso inadequado de equipamentos de segurança, manutenção inadequada das motos e utilização dos espaços entre os veículos como via de passagem. Ainda de acordo com os dados do HWG, as áreas onde são registradas mais ocorrências são a Estrada da Redinha, a avenida Engenheiro Roberto Freire,  a avenida Coronel Estevam e a BR-101.

De acordo com a secretária da STTU, Elequicina dos Santos, o crescimento do número de acidentes tem sido motivo de grande preocupação das autoridades. Segundo ela, várias entidades foram conclamadas pelos profissionais do Walfredo Gurgel para que medidas urgentes fossem tomadas. “Por isso estamos preparando campanhas e procurando conscientizar os motociclistas para que sejam mais conscientes no trânsito”. De acordo com a secretária, um desrespeito mútuo entre motociclistas e condutores de veículos tem aumentado as ocorrências. “Há casos em que a infração é cometida pelo motoqueiro, e outros que quem erra é o motorista do carro”.

Elequicina participou ontem de um evento realizado em uma revendedora de motocicletas, onde órgãos como STTU, Samu, Polícia Rodoviária Federal e Detran ensinavam medidas de segurança no trânsito a jovens da rede municipal de educação.

Shayne Brennand e Rodrigo Azevedo, socorristas do Samu, presenciam diariamente, in loco,  e antes que quaisquer outros profissionais envolvidos, as consequências de acidentes com motociclistas. Segundo eles, é impressionante a freqüência com que essa modalidade de ocorrência é registrada. “São muito acidentes por dia. Principalmente nos fins de semana e em início de mês”, disse Shayne. O consumo de álcool está presente em grande parte dos casos, é outra conclusão dos profissionais de urgência. “Os primeiros ferimentos são sempre escoriações. É o que mais acontece. Mas há muitos casos com fraturas e traumatismos”, disse Rodrigo.

Eles contam que há muito o que ensinar ainda sobre os procedimentos pós-acidente. “Eu nunca atendi a uma ocorrência em que o motociclista ainda estivesse com o capacete”. Segundo Brennand, o ideal é que a vítima não retire o capacete após uma queda, pois a medida deve ser tomada pelos profissionais de saúde, com a técnica adeqüada. “O ideal também é que ele não se levante, não se mexa, pois corre o risco de ficar paraplégico ou tetraplégico”, explicou Rodrigo. .

O chefe do Núcleo de Capacitação da PRF, inspetor Dalton Luiz, os acidentes com motos nas rodovias também são bastante comuns. “Acidente com moto sempre tem vítima”. Segundo ele, além de um problema de saúde, um acidente sempre representa custos para o Estado. “Quanto mais grave o acidente, maior o prejuízo para a União, o Estado e o Município”.

Futuros agentes multiplicadores

Desde ontem, está sendo realizado na Potiguar Honda da Zona Norte um evento que reúne crianças da rede municipal de ensino e passa para elas noções de como conduzir corretamente uma moto, como socorrer um acidentado e noções de leis de trânsito.

De acordo com a secretária Elequicina Santos, as crianças serão agentes multiplicadores e vão ajudar a solucionar o problema.

De acordo com o coordenador do evento “Trabalhando a educação no trânsito em dose dupla”, Bernardo Marcelino, essa é a terceira vez que as aulas são ministradas. Talisson Lima,12, se mostrava satisfeito e surpreso com as novidades que aprendeu. “Aprendi muita coisa e gostei sobre a entrevista que vi sobre a importância do trânsito e como andar de moto”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas