quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Crescendo mais

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

O valor bruto da produção (VBP) brasileira deverá crescer 4,9% este ano, para R$ 448,4 bilhões, estima a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esse crescimento estaria no embalo do recorde na produção de soja na safra 2013/14. A previsão confirma a tendência de elevação no faturamento “dentro da porteira” do setor agropecuário, indicada também pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – que espera um incremento de R$ 461 bilhões, alta de 3,1% sobre o ano passado.

PIB DO CAMPO
Já o PIB do trimestre, de julho a setembro, na comparação com o segundo trimestre (abril, maio, junho), do setor agropecuário, apresentou queda, de 1,9%, compensada pelas altas na indústria (1,7%) e nos serviços (0,5%), que cresceram em todas as áreas.  Essa queda da produção da agropecuária prejudicou o desempenho da economia e veio depois de duas altas consecutivas do setor: de 0,4% no segundo trimestre e de 3,2% no primeiro trimestre.

Banana (I)
Uma boa notícia para a fruticultura potiguar, a da erradicação da praga Ralstonia solanacearum raça 2, conhecida como Moko da Bananeira. A confirmação veio por meio da Instrução Normativa (IN) nº 23, assinada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura e Pecuária, que declarou o estado como área livre da doença. No Brasil, a bactéria estava presente em vários estados e é considerada restritiva para o trânsito de bananas e a exportação.

Banana (II)
A Agrícola Famosa, com campos de produção no Ceará, no Rio Grande do Norte e em Pernambuco, começou a exportar banana para a Rússia. Já exportava melão para a Europa e para o Oriente Médio. O empresário Luiz Roberto Barcelos, diretor de produção e sócio da empresa que lidera a exportação de melão no País, diz que estão sendo embarcados para a Rússia dez contêineres, por semana, de 20 pés.

DIA DE CAMPO
No próximo dia 4, quinta-feira, na Estação Experimental de Apodi, será realizado o Dia de Campo com o tema “Tecnologias para o Algodoeiro Irrigado no Semiárido”. A promoção é da Embrapa Algodão (Capina Grande/PB) e a Emparn, para técnicos e multiplicadores. Entre os temas estarão as novas cultivares adaptadas ao semiárido, algodão irrigado em plantio direto, manejo cultural irrigado e manejo integrado de pragas.

Exposição de Salvador
Desde ontem, até o dia 7 de dezembro, o Parque de Exposição de Salvador (BA) está acontecendo a última exposição agropecuária do circuito Nordeste e a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, com criadores de todo Brasil, especialmente nordestinos. O local e o tema “Brasil Sem Fronteiras”, escolhido pela Associação Brasileira de Criadores de Dorper (ABCDorper), promotora da mostra, remetem ao reconhecimento internacional de todo território nordestino como área livre de febre aftosa com vacinação, mérito antes conquistado apenas pelos estados da Bahia e Sergipe.

VACINAÇÃO
Termina oficialmente hoje (30), a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa em 2014, para bovinos e bubalinos na maioria dos estados brasileiros, inclusive, o Rio Grande do Norte.

1 – A Assembléia Legislativa reconhece a presença do Banco do Brasil no RN, com a execução de negócios sociais e desenvolvimento sustentável, relação direta com a construção de cisternas na região. O BB recebeu uma homenagem da assembléia, em reconhecimento a sua atuação, com apoio da Fundação Banco do Brasil. Das 80 mil cisternas de primeira água entregues no semiárido, 8,6 mil foram construídas no RN.

2 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União, 81 portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, ano safra 2014/2015, para as culturas de amendoim, cevada (sequeira e irrigada), consórcio milho x braquiária, feijão 2ª safra, girassol, mamona, milho (1ª e 2ª safra) e, sorgo granífero. Nas portarias estão as orientações aos produtores sobre as cultivares indicadas para cada localidade.

3 – Os deputados Marcos Montes (PSD-MG) e Nilson Leitão (PSDB-MT) foram escolhidos presidente e vice, respectivamente, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o período 2015/16. A posse dos eleitos ocorrerá em fevereiro do próximo ano, quando se iniciam os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A nova diretoria apóia a indicação da senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura e Pecuária.

SUÍNO
O Brasil exporta, pela primeira vez, carne suína in natura para os Estados Unidos. O embarque de 25 toneladas de um corte específico do animal foi realizado pelo porto de Itajaí, em Santa Catarina, na quinta-feira (20). Existe uma oportunidade para produtos com osso, especialmente costelinha, costela e carré, apesar das rigorosas exigências sanitárias e do país ser grande produtor de carne suína.

MUDANÇAS 
A embalagem e a propaganda de produtos destinados à alimentação animal têm nova regra, que visa harmonizar questões de rotulagem que limitavam as empresas de informar detalhes específicos dos produtos. A partir de agora, a definição dos alimentos coadjuvantes que deve constar nos produtos é a de que são compostos por ingredientes ou matérias-primas ou aditivos destinados exclusivamente à alimentação de animais de companhia com distúrbios fisiológicos ou metabólicos e não servem de forma alguma como medicamentos.

EMPLACAMENTO
A partir de janeiro, os agricultores que circularem com tratores e máquinas agrícolas em qualquer estrada do País (municipal, estadual ou federal) estão obrigados a emplacá-las, sob risco de penalidades. É o que ficou estabelecido com a aprovação do veto da presidente Dilma ao projeto que impedia tal cobrança.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas