Criminalidade

Publicação: 2020-10-20 00:00:00
Rosalie Arruda 
rosaliearruda@uol.com.br

Má notícia. As Mortes Violentas Intencionais (MVI) voltaram a crescer no Brasil, depois de um ano de redução em 2018. Nos primeiros seis meses de 2020, acumularam uma alta de 7,1%. Foram 25.712 mortes no primeiro semestre de 2020 contra 24.012 no mesmo período de 2019.

Aqui no RN, os homicídios aumentaram 11,8% nesse período. Saiu de 713 em 2019 contra 797 em 2020. Os dados constam no 4º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Feminicídio 
Os crimes de feminicídios diminuíram 28,6% no estado, ou seja, 14 em 2019 contra 10 em 2020. Já a Violência doméstica e sexual na pandemia teve uma queda de 9,9% no país, mas cresceu 13,6% no RN. 

Os crimes de estupro diminuíram, mas o estupro de vulnerável aumentou 47,5%. Quando a vítima é do sexo feminino a alta é bem maior: 61,6%.

Bondinhos
O ex-deputado Henrique Alves voltou a sentir o gostinho do microfone e plateia neste domingão em Santa Cruz, quando foi à cidade a convite da ex-prefeita Fernanda e do deputado Tomba Farias, receber o teleférico que será instalado para transportar fiéis até a estátua de Santa Rita de Cassia. Henrique foi um dos apoiadores da ideia, apresentada pelo então prefeito Tomba, e fez discurso emocionado sem soltar a máscara tirada por ocasião da fala. 

Como nessa época eleitoral tudo acaba em carreata, por lá não foi diferente. Um detalhe: o belo teleférico que vai cruzar os céus de Santa Cruz é de um vermelho brilhante. 

Vera Cruz
O ex-governador Robinson Faria também apareceu no comício no município de Vera Cruz. Ele  faz parte do cordão azul do candidato Marcos Cabral, do Democratas.

Fogo e Gasolina 
Nem a Covid-19, nem o preço da gasolina, tem assustado a população que sai em carreatas. São quilômetros e quilômetros de carro nas estradas do RN.

Uma beleza!!!!

Politicando na Cidade
O ex-senador Geraldo Melo, que não foge de uma boa luta, participou neste sábado (17) de um programa radiofônico onde conta “causos” ocorridos, principalmente, na sua vitoriosa campanha para o governo do RN em 1986.  A memória do “Tamborete” continua exemplar. 

Escolas Particulares
O Sindicato dos Proprietários das Escola Particulares quer uma representante na Câmara Municipal de Natal e joga suas fixas na candidatura a vereadora da presidente da Associação das Ex-alunas da Escola Doméstica de Natal – ED, Marcia Marinho (PDT) para representar o segmento. Nas suas propostas está “a revisão da legislação municipal... e debates sobre a melhoria da educação de Natal, além da criação da Escola Municipal de Empreendedorismo para adolescente e jovens”.  

Sucesso na Finlândia 
A jornalista Florence Macedo – (filha de Carmem Melo e Romulo Macedo) está fazendo sucesso com a confecção de máscaras na Finlândia. O trabalho de Florence foi citado na imprensa de Helsinki com destaque à beleza dos tecidos. Acompanhe o trabalho da potiguar pelo site.  

Mediação 
Natal será contemplada com o projeto piloto de mediação nas ações de Seguro Habitacional do Sistema Financeiro de Habitação. A ideia, que surgiu na Justiça Federal do RN em 2018, apela para as tratativas como solução de casos que envolvam riscos e prejuízos decorrentes de problemas na construção de imóveis. A primeira cidade a receber o projeto piloto será Caruaru e, logo em seguida, Natal.

A dona da rua
Imperdível o artigo do procurador Marcelo Alves, aqui na Tribuna do Norte, edição de domingo (18).  Com um olhar curioso, perspicaz e cheio de conhecimento, Marcelo nos leva a caminhar por Paris e apreciar a cidade luz por suas ruas e personagens. Paris é uma festa!!!  

Projetos Culturais 
Já está disponível o Edital Unimed Natal Cultural para submeter projetos culturais à aporte financeiro. As inscrições estão abertas no site. O prazo se encerra no próximo dia 30 de outubro.

Rosa de Aroeira 
Uma turminha em São Miguel do Gostoso se movimenta para acompanhar nos próximos dias 21 e 25, por meio da plataforma Filmocracy., o curta Rosas de Aroeira que estreia na Mostra Competitiva de filmes BWIE, em Los Angeles, EUA.  A cantora Valéria Oliveira é a responsável pela trilha sonora original e a montagem de Larinha Dantas.  










Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.