Crise digital

Publicação: 2019-09-28 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosalieaaruda@uol.com.br

Os aplicativos de hospedagem estão preocupando os representantes da hotelaria. Números revelados na Abav 2019 mostram que o aluguel de quartos e apartamentos ou casas, via internet, estão tirando hóspedes dos hotéis. Antes era apenas a Airbnb, mas cresceu muito a locação via sites como Booking ou Decolar. Eles alertam para a perda de receita do ISS dos municípios e o desemprego que isso pode gerar.

Legislação
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis(ABIH) trabalha para forçar uma mudança na lei do Inquilinato no Congresso Nacional. A ideia é estabelecer um tempo mínimo de locação para desestimular a competição com os meios de hospedagem.  Natal é uma das cidades onde os hoteleiros sofrem as maiores consequências. A média de hospedagem por aqui é de seis noites, o que torna o aluguel por aplicativo ainda mais atraente.

Top
Na manhã de ontem, o escritor Rey Vinas, paraense radicado em Natal, alcançou nos Estados Unidos o 47º lugar entre os livros mais vendidos na Amazon na categoria “Literatura Latino Americana”, com o volume de poemas “Há quem roube dragões-de-komodo”. Esse livro, escrito em português e em fase de tradução para inglês, espanhol e francês, está disponível apenas em papel (brochura) – e por enquanto somente no mercado americano. Não há ainda versão em e-book.
 
Em breve
Há uma edição especial em cores, com ilustrações do próprio autor, a sair no mês de novembro. Rey Vinas, que também é contista e romancista, é um dos autores brasileiros que mais vendem livros na Amazon.  Seu romance de estreia, “A noite dos casacos vermelhos”, com tradução para o inglês e o espanhol, já vendeu mais de 50 mil exemplares.
 
Reis Magos
Nunca o Conselho Estadual de Cultura teve sua opinião desrespeitada sobre processo de tombamento. O caso agora está concentrado no Hotel Reis Magos, onde o Conselho já foi contrário ao tombo, mas o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, ainda não assinou o despacho.

O pastel de Agnelo
O projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes, que deu a Tangará o título de capital gastronômica do pastel no RN, merece aplauso e ao mesmo tempo um registro da coluna. O ex-deputado Agnelo Alves, quando exerceu os dois mandatos na Casa Legislativa, foi quem primeiro começou a valorizar a “iguaria”, no programa Panorama Político da então Rádio Cabugi. Ele adorava os pasteis e fez deles um produto que virou a “cara” do programa.
 
Monte Alegre
A pesquisa feita pelo instituto Consult, junto ao eleitorado de Monte Alegre, na região Agreste apontou que o candidato preferido do eleitorado é André Rodrigues, sobrinho e  auxiliar do prefeito Severino Rodrigues. Faltando pouco mais de um ano para o fim do segundo mandato, o prefeito demonstra folego e um percentual significativo de transferência de votos: 55% afirmaram votar em um candidato do prefeito.
 
Glamour
O universo dos influencer não está restrito só ao glamour. No espaço democrático da internet tem lugar pra todo mundo. A paraibana Natthaly, dona do perfil @blogueiradebaixarenda, já conseguiu mais de 82 mil seguidores. O que começou sem pretensão, há cerca de um ano, virou sua ferramenta de trabalho, o sustento da casa e lhe deu uma nova profissão. “Sou criadora de conteúdo digital”, diz, rechaçando o termo influenciadora digital. “Tenho um ranço dessa palavra, influenciadora. Porque todo mundo quer ser isso”, disse.

Fake
O Colégio Maria Auxiliadora, um dos mais tradicionais de Natal, está desmentindo a informação de que fecharia as portas em 2020. “Temos a alegria de informar que a nossa escola está em pleno funcionamento e segue inovando nas metodologias, nas aulas e nas disciplinas, focando em formar os nossos alunos da melhor maneira possível: com respeito, conhecimento, resultados, fé e humanidade. E, claro, com Maria Auxiliadora sempre à frente dos nossos passos. Informamos também que já estamos com matrículas abertas para 2020, que será um ano de muita luz, atividades construtivas para toda a comunidade escolar”.
 
Anote
O Grupo Reviver reúne jornalistas, no próximo dia 01 de outubro, às 8h30, para apresentar a nova unidade móvel doada pela empresa baiana You Life, do empresário Joabe Santos e lançar a programação do mutirão de mamografias gratuitas do Outubro Rosa.

A a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se reúne para discutir os desafios e avanços do Programa Jovem Aprendiz. Proposição do deputado Hermano Morais, segunda-feira (30), às 14h, no auditório da Assembleia Legislativa.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários