sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

CRl inaugura Reabilitação

- Publicidade -

A governadora, Wilma de Faria, e o secretário estadual da Saúde Pública, Ruy Pereira, estarão amanhã, no Centro de Reabilitação Infantil (CRI), a partir das 9h, para a inauguração do Centro de Reabilitação de Adultos (CRA). Os serviços disponibilizados serão os mesmos atualmente oferecidos aos menores atendidos na instituição.

Da compra de equipamentos à estruturação, foram investidos pela Sesap, cerca de R$ 1 milhão. O CRA atenderá em um primeiro momento pacientes com lesões de caráter neurológico como acidente cardio vascular (AVC) e medula. Posteriormente, serão adicionados os atendimentos para os casos de ortopedia.

De acordo com o diretor do CRI, Rilder Campos, a expectativa é que o novo Centro realize uma média de 48 atendimentos diários, chegando a picos de 1500 ao mês. O diretor também destaca que esse é um projeto muito esperado. “Há muito desejávamos implementar essa atividade. Mas faltava iniciativa, um projeto. Felizmente, o Governo do Estado e a Sesap, em suas atuais gestões, tomaram a frente e agora o CRA é uma realidade”, afirma. O Projeto também conta com a parceria do Ministério da Saúde (MS), responsável por toda a parte de capacitação.

O CRI também está dentro do processo de descentralização adotado pela Sesap. Serão instaladas em municípios do RN, unidades que oferecerão atendimento básico para crianças e adultos portadores de deficiência. Um levantamento, pelos técnicos do CRI, detectou as primeiras localidades em condições de aderir a rede. São eles: Santo Antônio, Currais Novos, Santa Cruz, Açu, São Paulo do Potengi, Macaíba, João Câmara, São Gonçalo e Caicó. Para o município de Natal os Centros de Saúde de: Pajuçara, Mãe Luíza, Sandra Celeste, Felipe Camarão, Vale Dourado, Nova Natal, Soledade 2, Igapó, Candelária e Quintas, serão os responsáveis pelo atendimento.

Já os Centros de Nova Cidade, Centro Clínico da Ribeira e Zona Norte oferecerão serviços de média complexidade. A expectativa é que até o fim do mês todos os Centros já estejam em funcionamento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas