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Cronograma da obra foi antecipado

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O aeroporto Governador Aluízio Alves está com 86% das obras concluídas.  Contratualmente, o consórcio Inframérica teria 36 meses para entregar a estrutura, após a emissão da ordem de serviço. Isso, na prática, estabelece como prazo oficial de entrega janeiro de 2015, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A decisão de antecipar o cronograma e inaugurar o aeroporto em abril deste ano – antes da Copa do Mundo, que ocorre entre junho e julho e terá Natal como uma das sedes dos jogos – partiu do consórcio.
Imagem mostra um dos terminais do aeroporto: De acordo com o consórcio Inframérica, inauguração ocorrerá no dia 15 de abril
Os procedimentos iniciais para o início das operações já foram, inclusive, iniciados junto à Agência reguladora. “Estamos dentro do prazo para todos os processos de inspeção para emissão das devidas certificações”, disse o consórcio Inframérica, à TRIBUNA DO NORTE. Para operar, o aeroporto deve ser homologado e certificado, para que atenda a padrões de segurança operacional.

 Obras

No canteiro de obras, cerca de 2.300 homens trabalham em até três turnos para concluir a estrutura até o dia 15 de abril. “Estamos tocando a obra conforme o planejado, com grande rapidez”, diz o consórcio.Tanto o terminal de cargas quanto o de passageiros devem ser inaugurados no dia 15.

No alto de um guindaste, um operário colocava, na sexta-feira passada, as últimas vidraças do  terminal de passageiros do aeroporto. Com 40 mil metros quadrados de área construída na primeira fase de implantação, o terminal – que terá capacidade inicial para atender 6,2 milhões de passageiros por ano – ainda vai receber os 45 balcões de check-in e os 10 quiosques de atendimento. As esteiras já estão no local e devem ser colocadas em breve.
#SAIBAMAIS#
O terminal de cargas também está praticamente pronto para começar a movimentar até 10 mil toneladas por ano. A alguns metros, a Torre de Controle de 38 metros de altura recebe os últimos ajustes.

Mas ainda que as obras que cabem ao consórcio avancem, a estreia do Aeroporto carece de definições. Além de como se dará a transferência das operações que hoje estão no Augusto Severo, outro ponto em aberto está relacionado aos acessos rodoviários – obras que são de responsabilidade do governo do estado e estão sendo executadas pela EIT Engenharia.

Mesmo com uma posição oficial de que o acesso Norte – que liga o aeroporto à BR 406 – sai até a inauguração do empreendimento, há divergências dentro da construtora em relação à data de entrega do acesso sul,  que passará pela BR-304.

Além disso, questões como a iluminação desses acessos e até mesmo o serviço de táxi que será oferecido no aeroporto, que estão a cargo da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, permanecem sem definição.As companhias aéreas TAM, GOL, TAP, Azul e  Avianca foram procuradas para comentar sobre as obras do aeroporto e as mudanças que a inauguração exigirá, mas responderam que aguardam definições dos órgãos competentes para se manifestar.

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