sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cuidado com pedras no caminho

- Publicidade -
Tadeu Oliveira

Preste bem atenção que, caminhando pelas ruas, muitas vezes sem perceber, você chuta uma ou outra pedra que aparece para dificultar sua passagem, para dificultar ainda mais seu caminhar na estrada. Sempre tem uma pedrinha solta rolando quase invisível para quem não tem clara visão de segurança pela trilha.
Isso ocorre constantemente, pois as pedras serão sempre empecilhos, pedras sempre vão existir, um dia qualquer uma outra vai estreitar seu caminho e evita seu passar. Tome cuidado com elas.

Tem gente que acredita que pedra nenhuma complica sua trajetória, usa até GPS para melhor ser orientado, mas na primeira topada se machuca. É, isso mesmo, GPS mostra a cidade inteira, de cima pra baixo, e não é capaz de visualizar uma pedrinha embaixo de seus pés. Isso é conflitante. Você acha que sabe tudo na vida, mas se machuca porque uma simples pedrinha foi capaz de causar calo de sangue no seu pé e doendo o pé vai dificultar seu andar.

Portanto, em 2019 aprenda a habilidade de chutar pedrinhas que colocaram em teu caminho e deixe a estrada livre delas para que outros passem e não se machuquem. Saiba que pessoas e mais pessoas passam também pelo seu caminho. Pense nisso, boas festas.Escola do AdolescenteJá são 950 municípios cadastrados no programa Escola do Adolescente desde 20 de dezembro, quando foram abertas as adesões. O objetivo do programa é de promover a melhoria da aprendizagem, combatendo a repetência e o abandono nos anos finais do ensino fundamental. Alinhado com o que propõem os novos currículos de estados e municípios, o Programa Escola do Adolescente vai atender a todas as redes e escolas dos anos finais do ensino fundamental, por meio de uma plataforma com as ferramentas de gestão e estratégias formativas para gestores e professores.

Adesão ao programa
O “Escola do Adolescente” será novidade no sistema público de ensino, mas preste atenção: o processo tem duas fases: a de adesão das secretarias de educação – para estados e municípios – e, logo em seguida, para as escolas. Assim que as secretarias estaduais fizerem as adesões no site do programa, os diretores escolares dos anos finais já poderão aderir também ao programa. As ações focam os estudantes do sexto ao nono ano com a construção de metodologias de ensino mais atrativas aos adolescentes e que permitam um ensino de melhor qualidade.

 Índices que preocupam

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil, aponta que, estudantes do sexto ao nono ano, 45% das escolas não alcançaram as metas estabelecidas em 2017. De cada 100 alunos, apenas cinco concluem a formação com aprendizado adequado em língua portuguesa e três, em matemática. Os índices de insucesso dos estudantes (reprovação e abandono) atingem 14,5% na rede pública.
Trilhas Potiguares
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para municípios no Programa Trilhas Potiguares, cuja participação em 2019 terá como temática “Desenvolvimento Sustentável”. Os municípios interessados devem efetuar inscrição até 18 de fevereiro de 2019. Para participar, os municípios devem apresentar população de até 15 mil habitantes, além de assinar Termo de Compromisso com a UFRN, em 22 de março de 2019.

Solidariedade
Uma rede de solidariedade entre professores e funcionários do Colégio Salesiano promoveu uma campanha social para o Instituto Juvino Barreto. Com a venda de camisas comemorativas, a escola conseguiu arrecadar fundos e fez a doação de R$ 10 mil à instituição filantrópica, que cuida de idosos há 76 anos no RN.  A entrega faz parte da ação “Somos Juvino Barreto, por um Natal Feliz” e foi realizada no último dia 22, em uma manhã cheia de amor e carinho com os idosos e cuidadores da casa.

Trajetos e afetos
 Em parceria com o Instituto Singularidades, O Itaú Social lança a formação Juventudes em curso: trajetos e afetos, destinado a educadores e gestores de organizações da sociedade civil e instituições públicas que desenvolvam projetos e políticas voltadas para jovens de baixa renda. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de janeiro pelo site da instituição.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas