sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cuidando da ansiedade

- Publicidade -

A saúde mental é um assunto cuja importância tem sido cada vez mais debatida. A professora,  psiquiatra e  escritora Ana Beatriz Silva é uma das grandes referências no Brasil sobre tratamento de transtornos mentais, e virá a Natal no próximo dia 18 de junho para apresentar a palestra “Mentes ansiosas: o medo e a ansiedade nossos de cada dia”, no Teatro Riachuelo. Ela já vendeu mais de dois milhões de livros sobre o assunto.

Ana Beatriz discute os  medos comuns do cotidiano e como isso pode vir a se tornar patológico


Ana Beatriz discute os medos comuns do cotidiano e como isso pode vir a se tornar patológico

“Mentes ansiosas” surgiu da interação real e virtual entre Ana Beatriz e o público. Por meio de conversas por redes sociais, e-mails ou durante palestras e em livrarias, a autora reuniu os principais anseios e questionamentos das pessoas acerca do assunto para compor o livro. Por isso, perguntas como “qual a diferença entre ansiedade e medo?”, “quando a ansiedade vira doença?” e “qual a relação entre ansiedade, culpa e depressão?” serviram como ponto de partida para a escritora.

Episódios de medo, estresse e ansiedade são tão comuns que todas as pessoas já vivenciaram pelo menos um deles. Mas o agravamento dos casos podem transformá-los em patologias. Níveis elevados de estresse, dificuldades para dormir, ataques de pânico e batimentos cardíacos acelerados são alguns dos sintomas que atingem pacientes com ansiedade debilitante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos de ansiedade atualmente são as doenças mentais mais comuns, à frente dos casos de depressão.

Ana Beatriz Barbosa teve dois de seus livros na lista dos mais vendidos da Revista Veja na categoria “Não-científica”. As principais obras dela são : “Mentes Ansiosas: Medo e Ansiedade Além dos Limites”, 2011 “Mentes Perigosas nas Escolas: Bullyng”. Best sellers, suas obras são inspiradas em sua ampla experiência clínica em comportamento humano e psiquiatria. Com mais de 2 milhões de livros vendidos, a psiquiatra é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais e realiza palestras e consultorias em todo o país.

A carioca Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É  professora honoris causa pela UniFMU – SP e diretora da clínica “Ana Beatriz Barbosa Silva –Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ)”.

Serviço
Palestra Dra. Ana Beatriz Silva, Mentes Ansiosas: O medo e a ansiedade nossos de cada dia. Dia 18 de junho, no Teatro Riachuelo. Assinantes tem 50% de desconto em até dois ingressos.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas