sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Cuidando do Flin

- Publicidade -

Acompanhado do secretário de Cultura, Dácio Galvão, o prefeito Carlos Eduardo Alves anda pelo Rio de Janeiro. Ontem foram vistos na Livraria Travessa, no Leblon, onde teriam um encontro com Jaguar, Ruy Castro e Paulo Caruso, verdadeiro trio de ouro de nossa cultura. O mote da conversa seria ao redor do 5º Festival Literário de Natal, o FLIN, marcado para acontecer em novembro. Tempo suficiente para discutir nomes de convidados, palestrantes, expositores. Jaguar, virá. Ruy Castro ainda depende de sua agenda, sempre superlotada. Paulo Caruso, dos nossos maiores chargistas e cartunistas, está escalado.  O FLIN quer fazer uma homenagem a Henfil, que viveu por estas bandas daqui, no final dos anos 70. Os três, Jaguar, Caruso e Henfil, foram parceiros no Pasquim.

À noite, Carlos Eduardo e Dácio jantariam com Zuenir Ventura. O FLIN estava incluído no cardápio, até porque o escritor mineiro com alma de carioca (Prêmio Jabuti, de Reportagem, 1995), tem colaborado como consultor do evento. É provável, certamente que sim, que nesse papo tenha surgido temas e nomes de participantes para a jornada de novembro, a Ribeira em festa.  Tem ainda uma ligação nessa história: Zuenir é o sucessor de Ariano Suassuna na Academia Brasileira de Letras e o FLIN deste ano também homenageará Ariano na passagem de seus 90 anos, se vivo fosse.

As conversas do Rio de Janeiro se estenderão até São Paulo. O encontro agora é com o artista múltiplo Antônio Nóbrega, músico, compositor, ator e bailarino, craque no violino, rabeca e violão, um dos primeiros convocados por Ariano Suassuna na formação do Movimento Armorial, coisa dos anos de 1970. Nóbrega, nascido em Pernambuco, vive há anos em São Paulo onde fundou e mantém o Instituto Brincante, um dos espaços culturais importantes da capital paulista.

Nóbrega está montando um espetáculo em homenagem a Ariano Suassuna. Quem sabe   não venha exibi-lo aqui durante o FLIN?  Os acertos certamente estão na pauta dessa conversa com Carlos Eduardo e Dácio Galvão.  Tomara que tudo dê certo. Ver Antônio Nóbrega num palco é um encantamento. Imagine ele no rasto das coisas criadas por Ariano.

Voltando de lá Dácio poderá adiantar alguma coisa da programação do FLIN. A cidade aguarda.

João Saldanha
Por falar nessas coisas boas do mundo da música e da literatura, tem esta notícia que acabo de ler na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

– O centenário de João Saldanha (1917 – 1990), o jornalista e técnico de futebol, terá comemoração especial. No dia 3 (julho), quando João Sem Medo faria 100 anos, será lançado o livro ”João Saldanha: cem anos, sem medo”, no restaurante Nanquim, no Jardim Botânico.

– No dia 4, haverá, na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), debate sobre ele. E, no dia 8, uma roda de samba, na Livraria Folha Seca, no Centro, em homenagem ao saudoso mestre do jornalismo esportivo. A iniciativa é da editora Livros de Futebol, em parceria com a Vértice Marketing”.

O livro reúne as 100 melhores crônicas (comentadas) de João Saldanha. Pesquisa e seleção de Alexandre Mesquita, organização de César Oliveira e comentários de Alexandre, do César e de Marcelo Guimarães.

Chuva
O templo nublado parecendo que vai chover, mas não chove. É o que aconteceu de segunda-feira para o amanhecer de ontem por estas bandas do Litoral e parte do Agreste potiguares.  A meteorologia que tinha previsão de chuva, também não acertou na nuvem.

Segundo o boletim da Emparn, a melhor neblina de ontem foi em Maxaranguape, 2 milímetros.

Memória Viva
A TV-Universitária vai reprisar sábado que vem, primeiro de julho, a partir das 16 horas, o programa Memória Viva que entrevistou a ex-governadora Wilma de Faria. O programa foi gravado em 8 de novembro de 2011, dirigido por Tarcísio Gurgel. Os entrevistadores foram o empresário Flávio Azevedo e o advogado José Pegado.

José Bittencourt
O Rio Grande do Norte acaba de perder um grande cidadão. Morreu na manhã de segunda-feira, 26, o engenheiro José Henriques Bittencourt, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi um dos fundadores da Escola de Engenharia, final dos anos de 1970, e seu diretor; membro e presidente da Academia Norte-Riograndense de Ciências, fundador do Colégio Dinâmico.

Um homem cordial, simples, humilde, generoso, que sempre trabalhou em benefício de sua terra e de sua gente. Ainda jovem já era uma pilastra dos primeiros tempos da UFRN. A Escola de Engenharia é um dos frutos de seu trabalho.

José Bittencourt sentiu-se mal no domingo (ruptura de uma artéria do coração) internando-se no Hospital Promater. Faleceu às 9h10 de segunda-feira e enterrou-se às 20 horas no Morada da Paz, em Emaús.  Tinha 87 anos. Deixa viúva, Ivanilda Miranda Bittencourt, e os filhos José Henriques Bittencourt Filho (jornalista) e Jerusa Miranda Bittencourt, arquiteta. Duas netas.

Salário  Nos terreiros do governo Robinson Faria já se sabe que a primeira parcela do 13º salário, que deveria ser pago agora em junho/começo de julho, não será. Na última reza ouvida por lá, há uma informação de que o pagamento seria em dezembro. Não se sabe, ainda, se a primeira parcela ou as duas juntas.

Aliás, ninguém tem certeza se haverá dezembro.

Cientec  A XXIII Cientec (Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura), dos mais importantes eventos da UFRN, já tem data marcada:  será entre os dias 25 e 27 de outubro, tendas armadas na Praça Cívica do Campus.

Sinfônica  Hoje, véspera de São Pedro, tem concerto da Orquestra Sinfônica da UFRN, no Teatro Riachuelo, coisa das 20 horas. Faz parte do projeto Quartas Clássicas, esta semana enfeitado com a presença de trompistas que aqui participam do 49º Simpósio Internacional de Trompistas.  Alguns deles serão solistas deste concerto.

Arrisco uma pergunta: Será que no programa tem “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha? São Pedro ficaria feliz em ouvi-la mais ainda acompanhada do sopro dos trompistas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas