quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Cultura e desenvolvimento

- Publicidade -
A 37ª Edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do RN será nesta terça-feira, no auditório Hotel Escola Barreira Roxa, a partir das 8h, com o tema “Arte e Cultura como instrumentos de desenvolvimento econômico”. Autoridades, especialistas e empresários vão debater as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento desse setor no Rio Grande do Norte.  Entre os palestrantes, estarão a cantora Zélia Duncan e o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Miranda. O Seminário é promovido pelo jornal TRIBUNA DO NORTE, em parceria com a Fiern, Fecomércio, UFRN, Ministério Público do RN (MP-RN) e RG7 Invests.
Gastos crescentes
Os gastos com pessoal em 23 Unidades da Federação tiveram aumento real médio de 2,9% em 2018, na comparação com 2017. Esse resultado é quase três vezes superior ao crescimento de 1,1% verificado no Produto Interno Bruto (PIB, soma de toda a riqueza produzida pelo Brasil) no ano passado, segundo os Indicadores Ipea de Gastos com Pessoal, divulgados ontem. As despesas com inativos mantiveram uma trajetória crescente, alcançando uma taxa média de crescimento de 7,6% em 2018 – dez vezes mais que os gastos com ativos, que fecharam o ano em 0,7%.
Direito eleitoral
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte (OAB-RN), Aldo Medeiros Lima Filho, emitiu portaria nomeando, ad referendum do Conselho, os integrantes da Comissão de Direito Eleitoral da entidade que ficou assim constituída: Francisco Potiguar Cavalcanti Neto, Patrese Carvalho dos Santos e Shade Dandara Monteiro Carvalho dos Sants – OAB-RN 15.470. A portaria de nomeação seguiu para publicação no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira.
Informação prévia
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que obriga empresas de serviços em domicílio a identificar e informar, antecipadamente, para os clientes, qual funcionário vai ao endereço. “Esse projeto é de nossa autoria e visa garantir segurança dos consumidores da cidade. Inúmeras pessoas passaram por problemas com a violência de gente que se passava por funcionários de empresas. É uma medida simples, que não interfere na iniciativa privada, apenas pede que informem aos clientes”, disse o vereador Kleber Fernandes (PDT).

Contingenciamento
Os representantes de três instituições de ensino superior e profissionalizante do Rio Grande do Norte, afetadas pelo contingenciamento do governo federal, apresentaram relatórios sobre o impacto do ajuste. Os reitores da UFRN, Ufersa e IFRN apontaram os reflexos do bloqueio de 30% do orçamento. Participaram do encontro os deputados Rafael Motta, Natalia Bonavides (PT) e Benes Leocádio  (PRB), além do senador Jean Paul Prates (PT) e o deputado estadual Hermano Morais (MDB).
Presidência do PSDB
O vereador Paulinho Freire assumiu a presidência municipal do PSDB em Natal. Com isso, ele substitui o vereador Dickson Nasser Júnior, que passou a ser secretário-geral. Paulinho assume o cargo a convite do presidente estadual do partido, o deputado Ezequiel Ferreira.
Rodovia federal
O deputado Walter Alves (MDB-RN) apresentou, ao Dnit, um requerimento solicitando a recuperação da rodovia BR-405, no trecho que vai de Mossoró à divisa com o estado da Paraíba. “Faço esse apelo em nome de milhares de potiguares que trafegam na rodovia e são prejudicados pela infraestrutura precária”, disse o parlamentar.
Audiência pública
A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (14) audiência pública com o tema “EAD na Enfermagem – presencial para ser legal”. O debate é uma propositura do deputado Hermano Morais (MDB) e busca discutir a legalidade do método de Ensino à Distância para a formação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O evento faz alusão ao Dia da Enfermagem, comemorado no último dia 12, e acontece às 14h no auditório da Casa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas