quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Cultura na Copa ganha circuito

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

A nata do futebol mundial não será a única atração durante o período da Copa do Mundo. A expectativa em torno do jogo de abertura entre Brasil e Croácia é grande, e coincide com a largada do Circuito Potiguar de Cultura Viva que entra em campo com uma extensa programação gratuita reunindo apresentações de dança, teatro e música, exposições, exibição de produções audiovisuais, realização de oficinas e promoção de debates. As atividades ocupam diariamente, de 12 a 27 de junho, espaços culturais espalhados por Natal. Apesar do acesso gratuito, a organização do Circuito sugere a doação de alimentos não perecíveis a serem doados ao abrigo de idosos Instituto Juvino Barreto.
Teatro, dança, oficinas, debates e apresentações musicais fazem parte do projeto contemplado em edital do Ministério da Cultura para ações durante o Mundial
A série de eventos carrega o sugestivo nome “Cultura Viva”, iniciativa do MinC criada em 2004 para estimular e fortalecer uma rede nacional de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura. 

#SAIBAMAIS#Idealizado pelo grupo de teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, o Circuito está orçado em R$ 200 mil e foi um dos três projetos do RN contemplados pelo Ministério da Cultura dentro do edital Concurso Cultura 2014 – os outros dois foram o “ArtePraia Intervenções Urbanas em Natal”, da Casa da Ribeira, e o “Baile Enfeitado”, proposto pela Associação República das Artes. Em todo país foram selecionados 144 projetos para realização nas 12 cidades-sede do campeonato mundial de futebol.

“Inicialmente nossa intenção era abrir uma seleção pública para definir a grade do Circuito, mas como o resultado do MinC foi anunciado no final de abril não tivemos tempo hábil pra isso”, explicou o ator Rodrigo Bico, um dos organizadores do Circuito Potiguar de Cultura Viva. Ele informou que acabou sendo adotada a segunda opção: convidar artistas ligados aos Pontos de Cultura parceiros do grupo de teatro do qual faz parte. Todas os artistas envolvidos receberão cachê.

Vale frisar que o grupo Facetas comanda o Ponto de Cultura Rebuliço, que funciona no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária (TECESol) em Neópolis, sede principal do Circuito. A programação ainda se estende pelas ruas de Neópolis; Casa da Ribeira, Espaço Gira Dança e Ateliê Bar e Petiscaria, três endereços situados no bairro histórico da Ribeira; e Barracão dos Clowns (de Shakespeare) em Nova Descoberta. “Ainda temos a possibilidade de incluir A.Bo.Ca Espaço de Teatros nesse roteiro”, adiantou Rodrigo Bico.

Confira programação completa do Circuito [aqui] 

Onde ir
O Circuito Potiguar de Cultura Viva ocupa os seguintes espaços de 12 a 27 de junho:

TECESOL
Rua Governador Valadares, 4853, Conjunto Pirangi, Neópolis

Barracão dos Clowns
Av. Amintas Barros,
4673, Nova Descoberta

Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho,
52, Ribeira

Espaço Gira Dança
Rua Frei Miguelinho,
100, Ribeira

Ateliê Bar e Petiscaria
Av. Duque de Caxias, 182, Ribeira

O acesso é gratuito.
A programação completa está disponível no canal Cultura e Lazer da TN Online e será publicada diariamente no caderno VIVER a partir do dia 12.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas