sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Cultura Viva na Lei

- Publicidade -

Itaércio Porpino
repórter

Um longo intervalo de quatro anos separa a Teia Nacional da Diversidade 2014 da edição anterior, realizada em Fortaleza em 2010, mas a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que assumiu a pasta em 2012, considera que o projeto “não foi interrompido”.
#ALBUM-5174#
Ela esteve ontem (22) em Natal para a abertura oficial do evento – que começou de fato dia 19 e vai até este sábado (24) – e, em entrevista coletiva, falou, entre outros assuntos, sobre a continuidade do programa federal Cultura Viva, que, em seu período de maior atividade – 2004 a 2011 – foi responsável pela criação e fomento de 3.670 pontos de cultura em todo o Brasil.

#SAIBAMAIS#Segundo a ministra, o governo está empenhado no sentido de aprovar o projeto que cria a Lei Cultura Viva, “para que o programa se torne algo sem volta”. Independente disso, ela não acredita em um retrocesso. “As comunidades hoje são muito fortes, muito estruturadas. A raiz brasileira se apoderou da cultura de forma mais organizada. Eu acho que é muito difícil derrubar isso”, disse.

A coletiva aconteceu às 10h, na UFRN, onde está concentrada a maior parte do evento, e durou menos de dez minutos. Nela, Marta Suplicy informou ainda que anunciaria em Natal, ali na Teia, R$9 milhões em editais, contemplando também setores que não estavam tão inseridos, como comunidades indígenas e ciganos. 

Sobre os quatro anos sem Teia, ela afirmou: “Eu não diria que o projeto foi interrompido. Eu diria que esse projeto iniciado na gestão de Lula e Gil é o projeto mais forte que o Ministério da Cultura tem. É um projeto que fala com as nossas raízes, que agrega toda a diversidade cultural brasileira, que é a nossa identidade. E isso faz dessa Teia [a de Natal] algo muito especial, porque pela primeira vez nós temos agregados aos pontos de cultura os movimentos mais diversos, como as comunidades indígenas, LGBT, ciganos e negros. É toda a nossa diversidade que se une, conversa, cria. E isso é a nossa força na cultura”.

A Teia da Diversidade é o encontro nacional dos pontos de cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva. A edição que está acontecendo em Natal é a quinta. As outras foram realizadas em São Paulo (2006), Belo Horizonte (2007), Brasília (2008) e Fortaleza (2010).

Secretaria
O Projeto de Lei Cultura Viva, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), presente na abertura da Teia em Natal, foi aprovado por unanimidade nas três comissões temáticas em que foi apreciado na Câmara dos Deputados. “A matéria seguiu para apreciação do Senado Federal e, assim que retornar, será aprovada na Câmara, ainda em junho”, segundo declarou o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. 

Um dos muitos políticos que estiveram na solenidade, ele disse ainda que “o programa Cultura Viva revelou uma extraordinária riqueza cultural até então escondida, a partir de uma ideia muito simples, que é apoiar e potencializar o que já existe.”

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, também esteve na abertura e lembrou da articulação  da Prefeitura com o MinC, no ano passado, para a realização da Teia na capital potiguar. Ele aproveitou o momento para anunciar a criação da Secretaria Municipal de Cultura, que, segundo afirmou, seria aprovada na Câmara Municipal do Natal ontem (22) à tarde.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas