terça-feira, 19 de março, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Curadora da Whitechapel Gallery ministra palestras

- Publicidade -

No cenário contemporâneo, arquivos se apresentam como grande recurso para práticas artísticas e curatoriais, oferecendo inúmeras possibilidades de criação e interpretação a partir de documentos . Criar novas formas de expor para o  público é um dos assuntos abordados pela curadora da Whitechapel Gallery, Nayia Yiakoumaki,  em uma palestra aberta ao público promovida pelo Museu Câmara Cascudo e UFRN, nesta quarta-feira, às 19h, no teatro do Departamento de Artes da UFRN (Deart). No dia seguinte (22) haverá uma segunda palestra, desta vez no Museu Câmara Cascudo, às 19h, sobre as experiências da Whitechapel Gallery com arte popular no mundo contemporâneo.

Experiência na Whitechapel Gallery será abordada em eventos

Experiência na Whitechapel Gallery será abordada em eventos

Nayia Yiakoumaki desenvolve na Whitechapel Gallery um programa inovador de exposições relacionadas ao uso de arquivos.A Whitechapel é  uma das mais importantes galerias de arte moderna e contemporânea de Londres. Ela trará  ideias e metodologias relacionadas ao assunto.

A vinda de Nayia Yakoumakiao RN faz parte desta aproximação entre as duas instituições para troca de conhecimentos em curadoria de exposições em torno da Arte Popular. “Através do Exchange Programme, um programa do British Council que se destina a construir conexões entre museus, instituições culturais e universidades criativas no Brasil e no Reino Unido, é possível o intercâmbio de conhecimentos e práticas, a capacitação intercultural de pessoas, a compreensão e o desenvolvimento de parcerias”, informa o diretor e pesquisador do Museu Câmara Cascudo, Everardo Ramos. Recentemente ele fez uma residência na Whitechapel Gallery, iniciando um diálogo sobre as relações entre arte popular e contemporaneidade nas duas instituições.

De acordo com Everardo, a primeira palestra em Natal vai abordar a  utilização dos arquivos museológicos de forma bastante ampla, a partir da experiência na instituição londrina.

A parceria entre as instituições foi possível graças ao programa de intercâmbio da British Council, uma organização do Reino Unido que tem a missão de difundir a cultura inglesa no exterior. O Museu CC é a única instituição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a ser aprovada no programa e se junta ao Masp, Museu do Amanhã, Inhotim, Instituto Moreira Salles e outras instituições culturais do Brasil contempladas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas