quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Currículo e comportamento pesam

- Publicidade -

O caminho das pedras para conquistar uma vaga em um programa de traine passa pelo perfil do candidato, o que envolve atributos relacionados tanto à formação quanto ao comportamento. De acordo com especialistas, além de um bom currículo e de vivências anteriores, estão na lista das características essenciais para as empresas capacidades como negociar, se comunicar bem, saber trabalhar em grupo, ter vontade de aprender e potencial para liderar.

O conhecimento técnico pode até ser um diferencial, segundo especialistas, mas o que é esperado dos candidatos é uma formação de qualidade, vivência prática de estágio, visão de negócios, de mundo e de cultura geral. Também estão entre as características procuradas pelas empresas vontade de aprender, criatividade, empreendedorismo e agilidade para resolver problemas.

“O líder essencialmente técnico está em extinção. Deve ser um técnico que teve a habilidade para migrar para a gestão”, afirma Josué Bressane Júnior, presidente da GEMTE Consulting.

#SAIBAMAIS#De acordo com a gerente para estágios e trainees da Page Talent, Flávia Queiroz, o que se busca de um candidato é que, no período em que ele esteve na universidade, tenha procurado alternativas que para se aprimorar. Exemplos disso são participações em uma empresa júnior, em iniciações científicas e intercâmbios.

“Normalmente as técnicas não são cobradas, mas avaliar se durante os anos de faculdade esse candidato buscou se desenvolver, isso com certeza é avaliado. Claro que a empresa quer contratar profissionais que foram bons alunos, mas o comportamental é o mais importante numa avaliação de alguém que está iniciando a carreira. Isso vai valer mais nesse momento do que o conhecimento técnico aprofundado”, completa.

É justamente no perfil dos candidatos que estão as maiores mudanças dos processos seletivos de trainee. “Antigamente, o perfil era extremamente elitizado, se procurava um candidato que sabia se vender muito bem, com perfil mais agressivo. Hoje o que se quer é pessoas com potencial em competências que são importantes e que tenha aderência à cultura da empresa”, afirma.

Planejamento
Concorrer em um processo seletivo de trainee requer planejamento, foco no que se quer e muita pesquisa. Segundo Flávia Queiroz, é importante que o candidato reflita sobre o que pode trazer para a empresa. Outro fator importante é pensar antes das provas sobre pontos negativos e positivos. Ter essas questões bem resolvidas em mente ajuda o candidato a estruturar a forma como vai se expor na seleção.

Participar de muitos processos seletivos, além de sufocante, pode pesar negativamente, já que dificilmente um candidato tem aderência aos valores de várias empresas ao mesmo tempo, segundo Flávia Queiroz. Por isso, é importante que o profissional volte suas atenções para as empresas que tenham um perfil mais relacionado ao seu.

Conhecer a empresa também é fundamental, segundo a gerente da Page Talent. Os valores da empresa e o mercado em que ela está inserida devem estar bem claros na cabeça do candidato.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas