sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Cursinho Marielle Franco

- Publicidade -

Estudantes da rede estadual de ensino estão participando de cursinhos preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio. Em Mossoró, por exemplo, em parceria com a Universidade do Estado do RN e a “Rede Emancipa” – Movimento Social pela Educação Popular, recentemente foi criado o Cursinho Marielle Franco. Para o primeiro encontro, mais de duas mil pessoas se inscreveram na inciativa, que é realizada por meio de um projeto de extensão que tem por objetivo oferecer a oportunidade para atualizarem-se com os principais assuntos exigidos em processos seletivos e ter acesso à estudos complementares aos conteúdos vistos em sala de aula. As aulas do cursinho estão marcadas para acontecerem todos os sábados, a partir de hoje (13) e envolvem aproximadamente 80 voluntários, entre estes alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UERN.

Rede Emancipa
Com atuação a nível nacional, a Rede Emancipa é um movimento social que visa promover o acesso à educação cujo objetivo principal é organizar e oferecer cursinhos populares pré-universitários para atender estudantes de escolas públicas, visando seu acesso ao ensino superior. Em âmbito potiguar, a Rede Emancipa já vem realizando o trabalho de ofertar cursinhos gratuitos desde 2018, quando inaugurou dois polos, nos municípios de Natal e Ceará-Mirim. A participação nos cursinhos é restrita a alunos das redes pública de ensino e abre inscrições uma vez ao ano.

Estudantes de Arquitetura
Fábrica de Ideias e Inovação é o tema que deve ser trabalhado pelos participantes da 12º edição do Concurso para Estudantes de Arquitetura, projeto promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço no Brasil. As equipes interessadas devem se inscrever até 25 de julho, tendo no mínimo dois e no máximo quatro alunos. O grupo deve ser orientado por um professor da mesma universidade, podendo contar ainda com um coorientador. Os estudantes devem desenvolver um projeto de um centro de desenvolvimento de ideias que acolha pesquisadores, empreendedores e acadêmicos. Para mais informações sobre a competição acesse o site.
Fogo amigo
Alguns professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão percebendo constante ausência na mídia potiguar de algumas lideranças sindicais na luta para novas conquistas da categoria. São figuras conhecidíssimas, que sempre estavam presentes nos primeiros gritos de greve, com DNA e filiação partidárias bem definidas. Por outro lado, pessoas ligadas aos atuais gestores da Secretaria Estadual da Educação confirmam o descontentamento com supostos militantes que estão criticando o governo no segmento educacional. É a tese do “que é isso, companheiro? 

História das Artes Visuais
O Núcleo de Arte e Cultura (UFRN) realiza o Curso de História das Artes Visuais. As aulas serão realizadas entre 13 de agosto a 19 de novembro, no Atelier de Artes do NAC, localizado no Centro de Convivência. A atividade será lecionada pelo professor Diego Souza de Paiva, das 18h30 às 20h30, às terças-feiras, e vai abordar a história da arte da pré-história ao século XX. O curso tem carga horária de 30 horas e custa R$120. As inscrições poderão ser realizadas de 22 a 26 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, no menu Extensão: www.sigaa.ufrn.br.

O lugar onde vivo

Estudantes da rede estadual de ensino estão realizando oficinas preparatórias visando a Olimpíada de Língua Portuguesa. Em José da Penha (RN) foram feitas produção textual, oficina de documentário e orientações para competição foram algumas das temáticas trabalhadas. Nesta edição, o tema para a produção textual dos estudantes é o “O lugar onde vivo”, em que os alunos serão convidados a aprofundar o conhecimento sobre a realidade que estão inseridos, assim, exercendo e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. Cada série ficará responsável por um gênero textual. As categorias são de poema para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, memórias literárias para o 6º e 7º anos, crônica para os 8º e 9º anos, documentário para o 1º e 2º ano do ensino médio e artigo de opinião para o 3º ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas