quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Curso capacita agentes da Sesap

- Publicidade -

Com o objetivo de discutir estratégias para detecção, controle, tratamento e combate à esquistossomose no Rio Grande do Norte, foi aberto ontem o Curso de Malacologia e Coproscopia – Esquistossomose. O evento – que trata de procedimentos relacionados ao diagnóstico e prevenção da doença – é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde Pública Sesap e segue até o próxima sexta-feira (15), das 8h às 18h, no Monza Palace Hotel.

Coproscopia é o exame microscópico de fezes feito no indivíduo para diagnosticar a esquistossomose. Já a Malacologia é o estudo dos moluscos hospedeiros que causam a esquistossomose. As orientações do curso fazem parte do trabalho da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), ligada à Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap.

Dentre os temas que serão apresentados estão “Trabalhando a Promoção da Saúde através da educação no controle da Esquistossomose”, “Dimensionamento do Problema Esquistossomótico e Objetivo do Controle no RN” e “Participação da Atenção Básica nas ações do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE)”.

“O curso trará a capacitação necessária para que os técnicos dos 16 municípios endêmicos, que compreendem a faixa entre Touros e Baía Formosa, possam atuar no Programa de Controle da Esquistossomose”, declara o subcoordenador de Vigilância Ambiental, Lélio de Sá Bezerra.

A Esquistossomose é uma doença causada pelo parasita Schistosoma mansoni, cujo principal hospedeiro e reservatório é o homem. A transmissão se dá pela liberação de seus ovos através das fezes da pessoa infectada. O hospedeiro intermediário do S.mansoni são os caramujos, caracóis ou lesmas que despejam seus ovos em águas não tratadas, infectando assim o homem pela pele e provocando a inflamação da mesma. No homem, o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas