Curtas metragens terão espaço no Cine Drive In Natal

Publicação: 2020-08-11 00:00:00
O projeto Cine Drive In Natal vai movimentar a Arena das Dunas em outubro com sessões seguras de cinema em tempo de pandemia, e já está se movimentando para montar a parte da programação voltada para os curtas-metragens: o evento abriu inscrições para a “Sessão Goiamum Audiovisual”, na qual apenas produções potiguares vão participar. As inscrições já foram abertas e vão permanecer até o dia 23 de agosto. Os filmes deverão ser enviados para um link determinado pelo projeto.

Créditos: DivulgaçãoCine Drive In Natal será montado na Arena e terá sessão curtasCine Drive In Natal será montado na Arena e terá sessão curtas


Os filmes inscritos nessa chamada de curtas-metragens devem obedecer a alguns requisitos: ter sido rodados no estado, finalizados a partir de janeiro de 2016, com duração máxima de 20 minutos (incluindo os créditos), e classificação indicativa máxima de 16 anos. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de setembro de 2020 nos canais de mídias do projeto.

A produtora Keila Sena, uma das idealizadoras do Drive In Natal, acredita que abrir espaço para o audiovisual potiguar num evento grande como esse é questão de compromisso com o segmento local. “Teremos uma platéia enorme e diversa, muita gente que ainda não tem contato com esse tipo de produção. Inserir os curtas é formar platéia, é fomentar nossa produção, e mostrar que temos cinema. E também é fazer com que esse público se veja, com nosso sotaque, nossa identidade”, afirma à Tribuna do Norte.

Após as inscrições, os filmes serão submetidos a uma curadoria formada por pessoas de cinematecas, cineclubes e associações de críticos. Keila explica que a seleção vai obedecer às classificações de faixa etária e tamanho, mas serão abertas na temática e formato, incluindo ficção, documentário e animação. “Avaliaremos filmes que possam chegar ao grande público, fazendo um panorama do que foi produzido aqui nos últimos quatro anos, e pluralizando ao máximo essa mostra”, diz.

O Cine Drive In Natal terá quatro edições na Arena das Dunas durante outubro, com exibição de cinco filmes por noite, divididas em quatro sessões. A cada sábado do mês será montada uma estrutura de exibição ao ar livre com uma tela de 12 metros de largura por 7metros de altura, e um equipamento de projeção e radiotransmissão de alta qualidade para que seja possível atender a demanda de até 200 carros por sessão.

O público poderá acompanhar o áudio da exibição por um rádio transmissor e alguns filmes vão dispor de aplicativo de acessibilidade para cegos ou surdos, integrando todos sem a necessidade de separação de publico. Serão exibidos seis filmes por edição, sendo três longas nacionais ou internacionais e três filmes potiguares. A cada sábado serão quatro sessões, sendo a primeira a Sessão infantil (classificação indicativa: livre), às 17h. Na sequência (20h) a sessão Clássicos do Cinema (Classificação indicativa: livre ou 14 anos). A terceira e quarta sessões reúnem curtas-metragens produzidos no estado e filmes contemporâneos, os chamados filmes de festivais.

O público também terá a opção de ser servido por funcionários volantes, que circularão de carro em carro, oferecendo petiscos e balinhas (nos tradicionais tabuleiros), como nos drive-ins clássicos. Segundo Keila, a alusão ao estilo antigo também estará nas roupas dos atendentes (alguns de patins e até bicicleta, pra se locomover mais rápido), e até na figura do desaparecido lanterninha. (por Tádzio França)

Serviço:
Inscrições de curtas para a Sessão Goiamum Audiovisual. 
Até 23 de agosto no link: https://forms.gle/L5CEjovJgX3jMb5u7