sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Custo Brasil …

- Publicidade -
Rosalie Arruda
O RN obteve uma nota sofrível no estudo/pesquisa “Doing Business Subnacional Brasil 2021”, do Banco Mundial, que mede o ambiente de negócios para pequenas e médias empresas nacionais, o chamado “Custo Brasil” para se fazer negócios, publicado esta semana. 
Computados os cinco itens avaliados: Abertura de empresas (16° lugar); Obtenção de alvarás de construção (13°); Registro de propriedades (26°); Pagamento de impostos (11°) e Execução de contratos (16°), terminamos numa classificação geral em 21° lugar, entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
… na avaliação do Banco Mundial  
O documento, entretanto, elogia a forma como as empresas pagam impostos em Natal. “São cinco tributos municipais por ano, mas isto é feito em apenas dois pagamentos combinados”.
Conclusões
Entre as conclusões do documento, uma é bem antiga. “A burocracia consome um grande número de horas produtivas das empresas no Brasil”.
O Doing Business Subnacional Brasil 2021 encerra sugerindo um leque de boas práticas que podem contribuir para a facilidade de se fazer negócios no país, para cada um dos itens avaliados.
Fogo e gasolina
Para alguns leitores das artimanhas e arruaças no mundo político potiguar, a relação entre o ex-prefeito Carlos Eduardo e o atual Álvaro Dias está no nível de fogo e gasolina. Sem bombeiros à vista. 
Faca amolada
 O que dizer da entrevista de ex-presidente Lula, nesta quinta-feira,17, na Jovem Pan News, que ainda não foi dito pelos coleguinhas da imprensa potiguar?…Lula continua afiado; avaliando o eleitorado, costurando apoios e golpeando o presidente Bolsonaro incansavelmente. Tem discurso de candidato. O ex-presidente prometeu retornar ao RN no mês de julho ou agosto. 
Mídia espontânea
A entrevista do ex-presidente Lula à Jovem Pan News rendeu uma boa divulgação da emissora nas hostes petistas. Os militantes avisaram do evento maciçamente. 
Cannes com sotaque…
O filme “Sideral”, de Carlos Segundo, indicado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, é a mais nova torcida dos potiguares na 74ª edição do festival. 
Aliás, o filme ganhou um torcedor entusiástico, o ex-presidente Lula que revelou sua admiração ontem em entrevista aos jornalistas do Sistema Tribuna de Comunicação.  
… e roteiro potiguar…
“A ficção, que se desenvolve no futuro, tem o lançamento do primeiro foguete tripulado com astronautas brasileiros para o espaço como pano de fundo para história que na verdade é história de uma família”, disse o produtor, diretor e roteirista, Pedro Fiuza. 
Salve a data 
O Festival de Cannes acontece entre os dias 6 e 17 de julho de 2021, no Palais des Festival, na cidade de Cannes, na França.
Natal das antigas
Para quem não sabe, Pedro Fiuza é filho da produtora Madalena Soares e do jornalista Jácio Fiuza. 
Bombas 
O deputado Ubaldo Fernandes (PL) solicitou ao Instituto de Pesos e Medidas, e ao Procon RN, um trabalho de fiscalização em todas as bombas em funcionamento no RN. A medida se deu após interdição de dezenas de bombas de combustível em Mossoró e cidades da região por vazão abaixo do permitido. “Essa é uma situação que merece nossa atenção, como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor desta Casa, venho cobrar mais fiscalização, não só na região oeste, mas em todo estado”, alertou Ubaldo Fernandes na sessão ordinária desta quinta-feira (17).
O cidadão agradece. 
Protesto aceito…
Enfim, uma reação ao descalabro administrativo do atual presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo. A Coalizão Negra por Direitos ingressa com Ação Civil Pública contra o atual presidente, requerendo que seja impedida a exclusão de obras do Acervo da Biblioteca da Fundação. 
… pelo cidadão 
Para a Coalizão, se esta ação não for inibida, o desenvolvimento humano, social da coletividade, sobretudo da população negra, bem como o pleno exercício dos direitos culturais serão colocados em risco.
Mudança de hábito
O Hospital Dr. José Augusto Dantas no município de Parelhas festejou, pela rede social, o recebimento de 7 concentradores de oxigênio, sendo 5 pelo Governo Federal e 2 do Governo Estadual. O concentrador é um equipamento que capta o oxigênio do ar ambiente e devolve ao paciente de forma filtrada e pura, com capacidade para manter a saturação em níveis aceitáveis, forte aliado no combate ao coronavírus.
O prefeito Dr. Tiago Almeida, que é médico, comentou: “isso vai fazer com que tenha uma diminuição no consumo de oxigênio e os pacientes não passem pelo aperreio de sentir a falta de ar”.
Covid
Outra mudança percebida é em relação ao perfil dos pacientes, pois hoje as internações são em 70% de pessoas não idosas, revelaram os técnicos da Sesap/RN. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas