sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Custo elevado

- Publicidade -
Luiz antônio felipe 
Mesmo que a alíquota de IRPJ/CSLL chegue a 21,5%, seria mantido o aumento de tributação total sobre os investimentos produtivos. Segundo especialistas, a combinação dessa alíquota sobre o lucro com a alíquota de 20% de IR-Retido na Fonte na distribuição resulta em tributação total de 37,2%, acima dos atuais 34%.  Segundo analistas, o substitutivo revoga o instituto dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) e introduz medidas que levam ao alargamento da base de cálculo no Lucro Real. Impõem ainda rigor excessivo nas normas para se evitar a elisão fiscal.
ALÍQUOTAS 
O aumento de tributação é provocado pela calibragem das alíquotas: 26,5% de IRPJ/CSLL sobre o lucro e 20% de IR-Retido na Fonte. Uma proposta impõe o IR-Retido na Fonte a 20% a partir de 2022, sem redução do IRPJ, que cairá apenas 7,5 pontos percentuais. A redução adicional do IRPJ, que levaria a alíquota de IRPJ/CSLL para 21,5%, é uma incerteza.
INDICADOR
As previsões de mercado estão definhando aos poucos, para o segundo semestre e indicam elevação dos preços dos combustíveis e dos alimentos. O “mal da vaca louca” em duas fazendas não será suficiente para reduzir os preços das carnes. A China suspendeu temporariamente a compra de Carne do Brasil e deve retomar logo.
VACINAÇÃO
O Rio Grande do Norte ainda precisa vacinar mais de 1 milhão de pessoas para chegar aos 70% da população totalmente imunizada com as duas doses. Ainda não é a hora de afrouxar as medidas de distanciamento social e uso de máscara. Não é de bom sendo voltarmos ao estágio do pico da contaminação.
ENTRAVE  
Os pequenos e médios produtores rurais têm dificuldades na hora de contratar o Crédito Rural, de acordo com a Sonhagro, rede de consultoria de crédito rural. A CNA/Senar fez uma pesquisa com quatro mil produtores rurais, em 727 municípios de 14 estados. Até agora as facilidades sugeridas não surtiram efeito.
VAREJO ELETRÔNICO
No comércio eletrônico vale tudo. O marketplace do Magalu passa a oferecer produtos da BRF (Sadia/Perdigão). No lançamento, serão oferecidos 100 produtos e a proposta é, em breve, chegar a 500 e, por enquanto serão vendidos para a cidade de São Paulo. É o começo de uma forte concorrência em um novo setor. Há poucos dias, as Americanas compraram uma empresa de venda de hortifrutis. Não vai ficar nenhum setor sem adotar o sistema de vendas pela Internet (e-commerce), em grandes plataformas.
BIODIESEL 
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprova a redução do teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% para 10%, no 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021. A medida foi tomada por conta dos preços mais altos da soja e tem reação crítica do setor.
MUNDO 
Enquanto o Brasil estava no feriado de 7 de setembro com muitas manifestações, a roda da economia do mundo girava. O petróleo teve nova baixa. A China anuncia que suas exportações da China dão um salto anual de 25,6% em agosto, como mundo consumindo cada vez mais. E o PIB da zona do euro cresceu 2,2% no 2º trimestre ante 1º trimestre. Já o PIB da África do Sul cresce inéditos 19,3% na comparação anual do 2º trimestre.
FERROVIA (I) 
A expansão do mercado ferroviário nacional é destaque na Intermodal Xperience 2021, o maior evento digital da América Latina dedicado à logística. Atualmente, o modal corresponde a cerca de 21,5% da matriz de transportes nacional, com cerca de 29 mil km de malha ferroviária no país, números que podem aumentar em breve.
FERROVIA (II) 
O Governo Federal anuncia o início das obras do trecho ferroviário da Linha Roxa da Grande Natal. Serão mais quatro quilômetros de trilhos e três novas estações de passageiros. A Linha Roxa da CBTU fica na Zona Norte, até São Gonçalo do Amarante e a Linha Branca, na Zona Sul, até São José de Mipibu.
AMBIENTE 
A empresa Mercado Livre estimula o comércio de produtos sustentáveis em parceria com o Movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé. A campanha acontece até 12 de setembro e reúne mais de 25 empreendimentos que juntos, oferecem mais de 300 produtos: de moda à gastronomia e artesanato.
SAÚDE 
O Partage Norte Shopping amplia os serviços de saúde à população. O centro de compras passa a oferecer clínica médica e farmácia de manipulação e mais de 20 especialidades de tratamento. Outro serviço que a Clínica proporciona é a medicina integrada, como nutrição e psicologia, para acompanhamento dos pacientes. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas