domingo, 12 de maio, 2024
28.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

‘Da Terra ao Big Bang’ chega à Zona Norte

- Publicidade -

Montada na Biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa, na Zona Norte, a exposição Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang está sendo vista por alunos de escolas das redes pública e privada. No horário das 8h às 20h30, estará sendo visitada até o dia 20/10.

Uma equipe de monitores formada por bolsistas da Fapern recebe e orienta os visitantes. A exposição é composta por vinte painéis fotográficos coloridos e um painel gigante com conteúdo científico, motivado pelas imagens captadas por lentes de telescópios e naves espaciais que exploram o sistema solar, e também pelo olhar de alguns astro-fotógrafos.

Um dos coordenadores locais, o professor José Roberto Vasconcelos, explica que a exposição faz parte do programa “From Earth To Universe”, um dos projetos do Ano Internacional da Astronomia. Que tem por objetivo divulgar ciência e estimular comunidades astronômicas. José Roberto afirma que a exposição é uma forma do homem se reconectar com o universo. “É preciso chamar atenção das pessoas para o universo”, afirma.

O monitor Bruno Ochsendorf revela que os visitantes ficam impressionados com a definição das imagens. “É realmente impressionante o interesse que é despertado nos alunos ao ver a exposição”, declarou Bruno. Acompanhados dos seus professores, os alunos vivem momentos de imaginação e curiosidade durante toda a visita. Tendo a oportunidade de ver na prática tudo aquilo que foi comentado em sala de aula.

A exposição Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang é uma iniciativa da União Astronômica Internacional (UAI) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), celebrando o primeiro uso astronômico de uma luneta, por Galileu Galilei há 400 anos.

Este fato representa o início de uma nova era de descobertas, promovendo também uma revolução científica que alterou profundamente a visão que a humanidade tinha até então do mundo.

Coordenação

Trazida para o RN pelo Governo do Estado, através da Fapern, a Exposição é parte integrante da “From Earth To Universe”. A realização da exposição resulta da cooperação técnica entre a coordenadoria local do Ano Internacional da Astronomia e do Centro de Estudos e Biblioteca Escola Profº. Américo de Oliveira Costa.

Com coordenação geral de Raquel de Viana Bernardo, coordenadora local do Ano Internacional da Astronomia, José Roberto Vasconcelos, Lucina Guerra e Vatenor Oliveira, representantes da Fapern, design gráfico e museografia de Miguel Paladino e na curadoria científica e texto, Augusto Damineli.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas