terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Daniel Hoffman, 99 anos

- Publicidade -
Alex Medeiros

Nasceu em 3 de abril de 1923, morreu em 30 de março de 2013. Foi um conceituado poeta dos EUA, consagrado como “poeta laureado” da nação duas vezes, em 1973 e 1974. Dos vários livros de poesia, destacam-se “Armada of Thirty Whales, de 1954; “Brotherly Love”, de 1981; “Beyond Silence”, de 2003; e The Whole Nine Yards: Longer Poems”, de 2009. Foi autor de resenhas sobre escritores como Edgar Allan Poe e William Faulkner e traduziu obras da literatura búlgara para o inglês. Daniel Hoffman foi professor na Universidade de Columbia e na Universidade da Pensilvânia. Nos 99 anos do seu nascimento, seguem dois poemas da sua lavra.
O Poema

Chegando finalmente

Ele tropeçou no duro
pedras, os pântanos negros

Fiel a si mesmo, por ofício
e força que tem, chegou
como um sobrevivente retorna

Da passagem íngreme.
esculpido no cajado da memória
a lenda é quase decifrável
ele cumpriu seus votos

Se isso perdurar
a viagem através dos lugares escuros
para dar testemunho,
lançando sua mensagem
em uma espécie de canto.

SEU

Eu sou seu como o ar de verão à noite é
possuído pelo perfume das flores de tília,

Como a neve brilha com a luz
emprestado pela lua cheia.

Sem você eu seria uma árvore sem folhas
explodindo em uma desolação sem Primavera.

Seu amor é o clima do meu ser
o que é uma ilha sem o mar?

Alienígenas
O mascote da Copa do Qatar, “La’eeb”, abriu a cerimônia do sorteio das chaves falando sobre sinais que a vida extraterrestre sempre enviou à Terra e que nós não entendemos. O talento no futebol seria herança vinda do Cosmo.

Assembleia

A sentença do ministro Roberto Barroso tem pouquíssima possibilidade de atingir os servidores nomeados sem concurso na Assembleia, mas dará enxaqueca nos presidentes da casa das últimas três décadas. É esperar.

Rogério

Após deixar o ministério, Rogério Marinho aproveitou a viagem de volta a Natal para postar mensagens nas redes sociais, dirigidas ao público do RN ao presidente Jair Bolsonaro. E fez questão de homenagear o seu substituto.

Verdes

Foi-se o tempo em que o Partido Verde tinha pautas ambientais e surgiu em Natal pelas mãos de Eugênio Cunha, que saiu às ruas com Lucélia Santos e Fernando Gabeira apresentando a bandeira de uma ideia surgida na Europa.

Literatura

Programada para os dias 27 e 29 de maio a segunda edição do Festival Literário de Gostoso, o Fligostoso, no litoral homônimo. Além de extensa programação com livros, haverá espaço para música, teatro e arte circense.

Londres

Depois de vinte anos de ausência, o Brasil terá de novo um estande especial na Feira do Livro de Londres, de 4 a 7 de abril. O espaço dedica aos autores brasileiros terá uma mostra virtual exibindo as informações de 175 títulos.

Deus

O maior craque do futebol búlgaro, Hristo Stoichkov, vencedor da Bola de Ouro em 1994 e com duas Chuteiras de Ouro em 1992 e 1994, provocou os fãs de Maradona, que era seu amigo, ao dizer “o deus é Messi, e ele está aqui”.

Gringos

Desde 2007, com Kaká, não há um brasileiro protagonista de time estrangeiro. Por aqui, os gringos são destaque do São Paulo, Corinthians, Santos, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Grêmio, Inter e Athletico-PR.

Xadrez

Hoje está fazendo 47 anos que o enxadrista americano Bobby Fischer, um dos maiores mestres de todos os tempos, se recusou a enfrentar o russo Anatoly Karpov, permitindo o título do rival de campeão do mundo por “desistência”.

Xadrez II

O “influencer” dos meninos da Rua Mário Lira, que aprenderam xadrez por causa da sua fama na TV, queria manter o título se houvesse empate de 9 x 9, mas a federação manteve a regra da vitória para quem fizesse 10 primeiro.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas