sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Das letras ao boi

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Aí o Prêmio Nobel da Literatura saiu para a escritora Svetlana Alexievich, da Bielorrússia, mas nascida na Ucrânia. São países vizinhos de cerca, imprensados ali no leste europeu, a Rússia vigiando. Há quem chegue mesmo a dizer que a escritora é russa. Ela tem 67 anos, também é jornalista, e seus livros fazem sucesso em toda as partes, menos no Brasil, onde nunca foi traduzida para o português daqui. Não tenho informações se já foi para o português de Portugal, mas fiquei sabendo pelas notícias da internet que  a  “obra da escritora é voltada para a literatura de  não ficção”. Seu livro mais famoso é “Vozes de Chernobil”, tendo como mote a maior catástrofe nuclear da história.

Svetlana Alexievich era a candidata favorita nas principais casas de apostas da Europa, mas eu torcia pelo japonês Haruki Murakmi, cujo livro “Caçando Carneiros”, publicado ano passado no Brasil, me encantou. Fica para a próxima caçada, que espero ter um escritor da língua portuguesa, quem sabe um brsileireo… O único que ganhou o prêmio foi o português José Saramago, em 1998.  Mas dois vizinhos nossos, o peruano Mário Vargas Llosa (2010) e o colombiano Gabriel Garcia Márquez (1982) ganharam.  O vencedor do Nobel de 1014 foi o francês Patrick Modiano.

A escritora bielorussa vai engordar a sua conta bancária com um depósito em torno de 3 milhões e 700 mil reais (8 milhões de coroas suecas). Numa entrevista a um canal de tevê de Estocolmo, Svetlana disse que o Nobel a “deixou com um sentimento complicado”, mas que o prêmio vai comprar sua “liberdade”. E disse ainda:
– Demoro muito para escrever meus livros, de cinco a dez anos. Tenho ideias para duas novas obras, então estou feliz porque agora vou ter a liberdade para trabalhar nelas.

Saindo da Suécia, as atenções deste batedor de notícias voltam-se agora para Parnamirim onde, a partir de amanhã, começa a Festa do Boi, que é uma das exposições mais importantes da pecuária nordestina. Bote boi, vaca, cabra, bode, ovelha, cavalos na parada. Boa parte deles, indo para as pistas, disputando seus nobeis. Eu mesmo estou com uma vaquinha da raça Sindi disputando o torneio leiteiro das raças zebuínas. O nome dela é Fada-WM. Já ganhou, dois anos atrás, o campeonato “vaca jovem”. Agora vai atrás do nobel  na categoria “vaca adulta”. Faço fé em Fada.

É bom ressaltar que no Parque Aristófanes Fernandes, durante a Festa do Boi, está acontecendo a 13ª Exposição Nacional da Raça Sindi. Tem criadores de vários estados, mais ou menos uns 260 animais da raça que veio lá do Paquistão e adorou descobrir o Nordeste brasileiro.

Política
Destaco da coluna de Josias de Souza:
– Novo articulador político do Planalto, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) recebeu os líderes dos partidos que se rebelaram contra o governo na Câmara: PR, PP, PSD, PRB, PSDC, Pros, PHS e PSC. Conversaram sobre cargos e verbas. Ao final, Berzoini pronunciou a senha para a pacificação: Dilma “quer atendo todo mundo”. Reativou-se o balcão, dessa vez para negociar posições no segundo no terceiro escalão.

– A conversa teve lances de ciúmes e lavagem de roupa suja. O que deixou os lideres enciumados foi o tratamento preferencial que Dilma dispensa ao líder do PMDB, Leonardo Picciani, aquinhoado com dois ministérios. A roupa suja referia-se aos pedidos de cargos e emendas já formalizados e não atendidos.

– Alguns líderes disseram a Berzoini que, sem essa mercadoria, eles não conseguem deter os arroubos das bancadas. O ministro lhes assegurou que a coisa vai caminhar.

Terceira posse
Com este título acima, a coluna de Ancelmo Gois, de O Globo, publicou a seguinte nota:
“De Frei Betto, que coordenou o Programa Fome Zero no início do governo Lula, em palestra no Paraná, segunda-feira:
– Hoje, Dilma tomou posse pela terceira vez. A primeira foi em janeiro de 2011; a segunda, em janeiro deste ano; e, agora, a terceira. E teve direito a fotos com o novo ministério.
Ou seja… Dois mandatos, três posses… por enquanto”.

Aula 
Começa hoje o Segundo Semestre do Ano Letivo da UFRN. A Aula Magna acontecerá às 9 horas no Auditório Professor Otto Guerra, da Reitoria. Será ministrada pelo professor Sílvio Romero de Lemos Meira, da Universidade Federal de Pernambuco. Tema: “A Universidade e o futuro das profissões”.

Padre Tércio 
Osni Damásio lembra que segunda-feira, dia 12, o Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, completa 80 anos. Festa em Caicó. A Associação dos Ex-alunos do Colégio Diocesano do Seridó e a Paróquia de São José estão à frente da programação que começa, ás 6h30, com uma missa na Igreja Matriz de São José. Em seguida, café no Círculo Operário.
À noite, coisa das 20 horas, na sede da AABB, jantar onde haverá, também, o lançamento da coletânea “Rastos Caiocoenses”, edição especial em homenagem ao Monsenhor.

Vinil 
Anote aí em sua agenda que amanhã, no Mercado de Petrópolis (Espaço Abraham Palatnik), tem mais uma Feira de Vinil, a nona versão. Vários sebistas confirmaram presença, entre eles o Mário do Bolacha Preta, de Fortaleza. Serão expostos 400 mil vinis.

Arte no Potengi 
O Campus São Paulo do Potengi do IFRN está anunciando para novembro, entre os dias 9 e 13, a 1ª Semana de Artes, Cultura e Desporto.

Oposição 
Do mestre Gaspar, no papo do final da tarde de ontem no Cova da Onça, depois de driblar os buracos e depressões das calçadas da Tavares de Lira (da Ribeira toda):
– Qual é o partido que faz oposição ao governo na Assembleia Legislativa?
Silêncio total. Ninguém soube responder.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas