quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Das perguntas erradas

- Publicidade -
Paulo Coelho, escritor
[email protected]
O que é a sabedoria

Uma história sufi nos fala de um homem que vivia na Turquia, quando escutou falar de um grande mestre que morava na Pérsia, e que detinha o segredo da sabedoria.

Sem hesitar, vendeu suas coisas, despediu-se da família, e foi em busca do tal segredo. Depois de anos viajando, conseguiu chegar diante da cabana onde morava o grande mestre. Cheio de temor e respeito, aproximou-se e aguardou que o sábio voltasse de seu passeio matinal. 

– Venho da Turquia – disse, assim que o sábio apareceu. – Fiz esta viagem inteira para fazer apenas uma pergunta.

– Está bem. Pode fazer apenas uma pergunta.

– Preciso ser claro no que vou perguntar; posso fazer a pergunta em turco?

– Pode – disse o sábio. – E já respondi sua única pergunta. Qualquer outra coisa que quiser saber, pergunte ao seu coração; não é preciso viajar tanto para descobrir que ele é o melhor de todos os conselheiros.

E fechou a porta.

Por que Deus não nos ajudou
Mestre e discípulo caminham pelos desertos da Arábia. O Mestre aproveita cada momento da viagem para ensinar ao discípulo sobre a fé.

– Confie suas coisas a Deus – dizia. – Porque Ele jamais abandona seus filhos.

De noite, ao acamparem, o Mestre pediu que o discípulo amarrasse os cavalos numa rocha próxima. O discípulo foi até a rocha, mas se lembrou do que aprendera durante aquela tarde. “O Mestre deve estar me testando. Na verdade, devo confiar os cavalos a Deus”. E deixou os cavalos soltos.

De manhã, descobriu que os animais haviam fugido. Revoltado, procurou o Mestre.

– O senhor não entende nada sobre Deus! Ontem aprendi que devia confiar cegamente na Providência, entreguei a Ele a guarda dos cavalos, e os animais desapareceram!

Deus queria cuidar dos cavalos – respondeu o

Mestre.  – Mas, naquele momento, Ele precisava de suas mãos para amarrá-los, e você não as emprestou.

Está chovendo e eu posso sair?
Conta uma velha história budista: um homem vai passando por uma aldeia, em pleno temporal, e de repente vê uma casa pegando fogo. Ao se aproximar, nota um outro homem – (a fábula usa uma bela imagem: “com fogo até nas sobrancelhas”) – que grita em sua direção:

– Está chovendo?

O viajante fica surpreso.

– Sua casa está pegando fogo! – diz.

– Preciso saber se está chovendo. Minha mãe me disse que a chuva pode nos trazer pneumonia.

Zao Chi comenta sobre a fábula: “sábio é o homem que consegue mudar de situação quando se vê forçado a isto. Tolo é o homem que não confia na mão de Deus, apenas nas respostas de seu semelhante”.

Qual o primeiro passo?
Um homem resolveu visitar um ermitão que vivia perto do mosteiro de Sceta.

– Qual o primeiro passo daquele que pretende seguir o caminho espiritual? – perguntou.

O ermitão levou-o até um poço, e pediu que olhasse seu reflexo na água. O homem  obedeceu – mas o ermitão começou jogar pequenas pedras, fazendo com que a superfície se movesse.

– Não poderei ver direito o meu rosto enquanto o senhor jogar pedras.

 – Assim como é impossível ver seu rosto em águas turbulentas, também é impossível buscar Deus se a mente estiver ansiosa com a busca – disse o monge. – Não faça perguntas, apenas siga adiante com fé. Este será sempre o primeiro e mais importante de todos os passos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas