Das velhas anotações

Publicação: 2020-09-20 00:00:00
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com


Numa pasta de plástico transparente amarelado, adquirida a preço módico nas Lojas Brasileiras no final dos anos 1970, estão guardadas e envelhecidas as muitas folhas de papel jornal em tamanho A4, datilografadas por mim nas máquinas de escrever a partir daqueles dias até meados dos anos 1980. Sexta-feira folheei de novo as anotações, o papel arranhando na pele dos dedos, como conferindo as digitais que um dia datilografaram ali os versos do garoto que eu fui, e que às vezes desperta como a alertar o coroa de que a poesia é preciso, como no sentido de navegar do general Pompeu, o romano que inspirou Fernando Pessoa, que inspirou Caetano Veloso. Transcrevo de lá, os três versinhos abaixo, cometidos entre 1979 e 1984.

Créditos: Alex Medeiros

Pra lá de Michael Jackson

Ao de ti me despedi
lá vou eu serelepando
mulheres vou devorando
num olhar de colibri
ouço um cachorro latir
se espetando no latido
pardais cantam em sustenido
e eu te penso num bolero
ensaiando um lero-lero
na concha do teu ouvido

Olhares me atropelam
em um tráfego coletivo
será que sou morto-vivo
e esses urubus me velam?
sorrisos se amarelam
e eu não encontro sentido
só posso estar colorido
pra me olharem desse jeito
nada disso, é no meu peito
a fita do teu vestido.

Dentada

Um beijo térmico
conjuntura de pré-gozo
a segunda mordida
ouvindo Jean Luc Pontí

E no travesseiro
do penúltimo sonho
a vontade animalesca
de sorrir.

Por nós

Oi, comadre
nosso amor é tão imenso
é um tesão tão intenso
o maior deus-nos-acuda

Quando a gente se aninha
fica um lance tão extenso
que até às vezes penso
que nós somos uma suruba.


Recuperação

A vereadora Eleika Bezerra, que desistiu de renovar o mandato, recupera-se em casa com doses diárias de antibióticos. Aproveita o repouso para escrever uma carta explicando aos eleitores e admiradores a decisão política tomada.

Educação

A ausência de Eleika na eleição municipal não significa que os eleitores ficarão sem candidato com propostas em prol da educação em Natal. A gestora Márcia Guimarães Marinho, seguidora do estilo Noilde Ramalho, disputará uma vaga.

Pássaros

Não só a população do Novo México, mas também religiosos e esotéricos pelo mundo afora estão assustados com as centenas de milhares de pássaros de várias espécies que estão despencando mortos no estado norte-americano.

Avistamentos

O general americano Kenneth Wilsbach, comandante da Força Aérea no Pacífico, declarou que já viu veículo aéreo estranho que poderia ser extraterrestre: “Ocasionalmente você vê coisas que não consegue explicar”.

Geraldinho

O show do cantor Geraldo Azevedo, “Solo Contigo”, lançado em 2018 e que vinha em turnê desde então, até ser suspenso na pandemia, retorna dia 26, às 21h no Teatro Riachuelo com transmissão pela plataforma exclusiva da casa.

Bossa & Jazz

Confirmado o 2º Fest Bossa & Jazz para 2 e 3 de outubro, em home sessions, com shows ao vivo no Hotel Barreira Roxa transmitidos na web. Em destaque, Ed Motta, Blues Beatles, Candeeiro Jazz e Dudu Galvão & Samara Alves.

Lá e lô

Nem completou 24 horas da humilhação sofrida pelo Flamengo na goleada de 5 x 0 em Quito, o ex-técnico do outro patamar, Jorge Jesus, obteve goleada similar em Portugal, com o seu Benfica metendo 5 x 1 no modesto Famalicão.


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.