Data limite para nomeação do novo PGJ

Publicação: 2019-04-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O prazo de 15 dias para a nomeação do novo Procurador-Geral de Justiça pela governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), termina no próximo dia 26 deste mês. A lista dúplice foi enviada ao governo na sexta-feira (12), pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), segundo informação do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Até o momento, a governadora não se pronunciou.   A eleição aconteceu no último dia 5 de abril e registrou 130 votos (70,27% dos votos válidos) para Eudo Leite e 55 votos (29,73% dos votos válidos) para Iadya Gama. O resultado foi homologado pelo Colégio de Procuradores de Justiça no último dia 11 de abril.

Sebrae de novo Conselho
O Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) elegeu, nesta quarta-feira (17), em reunião extraordinária, a nova diretoria nacional da instituição para o período 2019 a 2022. O ex-deputado federal Carlos Carmo Andrade Melles será o diretor presidente; Bruno Quick Lourenço de Lima, diretor técnico, e Antonio Eduardo Diogo de Siqueira Filho, diretor de administração e finanças. A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (CDN), José Roberto Tadros (presidente da Confederação Nacional do Comércio - CNC) e teve a participação de 21 conselheiros, que representam instituições públicas e do setor privado. De acordo com Tadros, a reunião foi convocada, em caráter extraordinário, diante da solicitação feita por 11 conselheiros, no final de março/2019.

Marcha dos Vereadores
A União dos Vereadores do Brasil (UVB), realizará no período de 23 a 26 de abril, a Marcha dos Vereadores, evento que ocorre anualmente em Brasília. Pelo segundo ano consecutivo, o vereador Raniere Barbosa é convidado pelo presidente da UVB, Gilson Conzatti, para integrar o time de palestrantes. Este ano o vereador irá abordar o tema “Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar – Verba de Gabinete” no dia 23 de abril. A Marcha pretende reunir vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, servidores, além de especialistas em gestão pública, personalidades políticas e administrativas para “pensar o Brasil pela visão municipalista, que valoriza a base da democracia, os Legislativos Municipais Brasileiro”. O evento será na Ópera Hall (antigo Net Live), em Brasília, DF. 

Comenda Marielle Franco
A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, nesta quarta-feira (17), a concessão da Comenda Marielle Franco a mulheres que se destacarem na área de direitos humanos na capital do Rio Grande do Norte. De autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante) e subscrita pela vereadora Divaneide Basílio (PT), a matéria teve votos favoráveis de 19 vereadores e apenas um voto contra, do vereador Cícero Martins (PSL). A Comenda Marielle Franco será entregue, anualmente, em 14 de março, mesma data em que ela foi assassinada a tiros há um ano, juntamente como o seu motorista, no Rio de Janeiro.  Cada vereador terá direito à escolher uma homenageada por ano. O PL chegou a entrar em pauta terça-feira, mas a bancada liderada pelo vereador Cícero Martins (PSL) manobrou obstruiu a votação.

Homenagem a personagens 
A proposta de criação da Comenda Marielle Franco foi apresentada em 20 de agosto do ano passado. No mesmo dia foi apresentada a proposta de criação da Comenda Delegado Maurílio Pinto de Medeiros,  de autoria do vereador Preto Aquino (PATRI), subscrita pelo vereador Cícero Martins (PSL), para homenagear personalidades que se dedicam às ações e atividades em defesa da segurança pública no município.

Bate-boca na CMN
Antes da votação partidários de grupos contra e favor da concessão da emenda tiveram um bate-boca na galeria da CMN. O gabinete do vereador Cícero Martins chegou a divulgar nota repudiando mensagens que circularam em grupos de WhatsApp acusando um assessor parlamentar do seu mandato de injúria racista. “Repudio qualquer tipo de difamação, e lamento esse tipo de atitude. Essa informação não procede e todas as medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas”, diz a nota do vereador, que colocou o seu gabinete à disposição de possíveis dúvidas.

Bolsonaro e o PSL
O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, classificou como "surreal" uma possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro sair da legenda. "Isso é surreal. O presidente está muito bem no partido", declarou Bivar nesta quarta-feira (17). O dirigente da sigla falou ainda que não é possível sequer falar em Bolsonaro "ficar" no PSL. "Não é que ele fica, ele é o dono do partido."

Homenagem ao Presidente
A Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos está com dificuldades para encontrar um lugar onde realizar a homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. Depois de o Museu de História Natural, em Nova York, se recusar a receber o evento, por discordar da postura do presidente brasileiro, a homenagem havia sido transferida para o Cipriani Hall, salão luxuoso em Wall Street. Porém, nesta quarta-feira (16/4), o local também anunciou que não poderá sediá-lo. A Câmara deseja conceder o prêmio de Personalidades do Ano a Bolsonaro e ao secretário de Estado americano, Mike Pompeo. Há 49 anos, a instituição escolhe anualmente um brasileiro e um estadunidense que tenham desempenhado uma papel relevante para a aproximação dos dois países.









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários