De novo

Publicação: 2020-07-15 00:00:00
A+ A-
Rubens Lemos Filho
rubinholemos@gmail.com

Na anistia de 1978/79, Luiz Gonzaga versava tempos menos sombrios no baião  de pé de serra Onde Tu Tá Neném: “Eu vim te procurar, vamos fazer as pazes tenho tantas frases pra te agradar”. Era uma canção simplória e realista, menos festiva que à de  Paulo César Pinheiro sobre a volta dos exilados no Regime Militar. 

Créditos: Divulgação


Gonzagão cantava o lirismo dos amores de alpendre no sertão. Pinheiro quis fazer uma música(celebrizada por Simone),  de desnecessário  revanchismo, cheia de cervejas geladas, de mulher de exilado em cabeleireiro, no mínimo, duas incoerências. 

A bola pede passagem para dizer que estará pronta de novo, distante do povo, sua gente querida. Estão sendo definidos – e até jogados -, alguns campeonatos. 

Saiu o calendário para ABC e América e a hora é de preparação inusitada: um foi para Salvador, onde disputará a Copa do Nordeste(cá pra nós, a melhor ideia e prática na região) e o outro tomou os rumos de Pernambuco. 

O América ajeitando o time para ressurgir  no Estadual e na Copa do Brasil, onde disputa um saboroso prêmio de 2 milhões de reais contra o Juventude(RS). 

No auge da pandemia do Covid-19, que segue aí, matando inocentes, o América esbravejou tanto que discutiu  até recomendações científicas.  É dinheiro, como se não houvesse um adversário do outro lado. 

Campeão da Copa do Brasil em 1999, o Juventude de Caxias do Sul está longe de ser um grande, menos distante ainda de ser um pato morto. O seu jogador mais conhecido é o meia Pedro Ken, ex-Vasco, Coritiba e Vitória. Pedro Ken não mete medo em ninguém. 

Vai voltar o tatibitate das resenhas, das motivações infantis e das transformações exageradas de perna-de-pau em craque, uma das grandes razões para o declínio do futebol local: nego escuta um adjetivo quando o correto seria xingamento. Quer a prova: Série D, a última das masmorras, onde estão, cada um segurando sua corrente, ABC e América. 

Mudança 
Ventos de Ponta Negra ecoam o nome do executivo Christian Paiva para assumir uma direção do ABC, profissionalizando-a. Christian é filho do ex-presidente Paiva Torres. A direção sob o comando silencioso de Bira Marques está mudando peças estratégicas. 
 
Camaragibe 
O América está suando sangue nos arredores de Recife. Todas as poses(algumas improvisadas, outras, exercício compulsivo de narcisismo), chegam aos tubos nos zaps. Competente assessoria de imprensa. Canindé Pereira é bom. 
 
Memória 
O América fez 105 anos ontem. Quando completou 60, dia 14 de julho de 1975, jantou o Potiguar de Mossoró ao alho e óleo : 3x0 no Castelão com 3.414 pagantes. Gols: Hélcio Jacaré, Pedrada e Ivanildo. 
 
Seleção
Minha seleção dos 105 anos do América: Rafael; Ivan Silva, Scala, Djalma e Dennys; Baltasar, Souza e Hélcio Jacaré; Moura, Aloísio Guerreiro e Ivanildo Arara. Técnico: Ferdinando Teixeira. 

Vote
Escolha a sua seleção de sonhos, de ABC, América ou Alecrim que publicarei. 

Globo Esporte 
O fim do Globo Esporte local é retrocesso na comunicação esportiva. Com paciência e descompromisso com a terra, os forasteiros da Intertv vão aniquilando o jornalismo local que já é muito ruim, salvo Emilly Virgílio. O GE começou em 1988 com Madson Fernandes. 
 
Ex-ABC preso 
Com passagens pelas categorias de base de Grêmio e Internacional, além de ter defendido o Porto-POR, o ex-jogador do ABC  e hoje vereador de Esteio(RS), Márcio Alemão (PT) foi preso  por tráfico de drogas.
 
Flagrante 
O ex-jogador estava acompanhado de um outro homem em uma residência em Esteio quando foram surpreendidos pela Polícia Civil, que prendeu os dois em flagrante. 
 
Casa caiu 
Na casa onde estava o agora político foram encontradas 55 porções de maconha, balança de precisão, equipamentos para preparo e embalo de droga, 200 gramas de cocaína pura, munição calibre 22 e uma máquina de cartão de crédito e celulares.
 
Valente 
Quando atuava pelo ABC, Márcio Alemão ameaçava os jogadores do Alecrim durante uma partida empatada por 2x2. Chutava, empurrava, ia à frente mexer com os zagueiros. 

Resolvendo na faca 
Um deles, Alexandre, caboclo do Morro de Mãe Luíza, topou a encarada: “Na rua, eu ponho suas tripas para fora com uma facada”. Márcio sorriu e disse é brincadeira. 
 
Libertadores 
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a retomada das Copas Libertadores e Sul-Americana. A Libertadores reiniciará no dia 15 de setembro e a Sul-Americana em 27 de outubro. 
 
Regulamentos 
Ambas as competições terão seus regulamentos mantidos, como previsto inicialmente. Em nota,  a entidade afirmou que o retorno estará em conformidade com as determinações das autoridades sanitárias de cada país. 
 
Rigor 
“Esse fator, somado à elaboração e aprovação unânime do Conselho do Protocolo Conmebol e de um manual operacional para viagens e treinamentos possibilita o retorno da Conmebol Libertadores e da Sul-Americana,” informa o Conselho.