quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

De novo?

- Publicidade -
Rosalie Arruda
Não será surpresa para a coluna se nos próximos dias a conta do Estado sofrer mais um bloqueio para pagamento de dívidas de precatórios. Não se fala noutra coisa nos corredores do TJRN e a pressão é grande para que o presidente Expedito Ferreira assine a medida. 
Memorial
Na última vez que mandou bloquear a conta do estado, o desembargador separou o percentual menor dos precatórios trabalhistas e federais e, horas depois, devolveu a parte maior, que caberia ao TJ, para os cofres do governo. 
Contracheque gordo
 Os médicos do Estado receberam o salário de junho com 10% de reajuste, incluindo os aposentados. A verba extra veio pelos acertos anteriores feito com o sindicato da categoria.  
PSB se une ao PDT
O PSB, comandado no RN pelo vice-governador Fábio Dantas, deve fechar com o pré-candidato Carlos Eduardo (PDT). A vinda do grupo para a coligação pode resultar na indicação do primeiro suplente do deputado Antonio Jácome. As conversas estão bem avançadas e o nome do empresário José Vieira figura como um dos mais fortes.
A dica é do blog da jornalista Virginia Coelli. 
Afinidades
O PT no RN bateu o martelo em torno do comunista histórico Antenor Roberto (PCdoB), que será o vice da pré-candidata ao governo do estado, senadora Fátima Bezerra.  
Censo Legislativo 
A Assembleia Legislativa Estadual vai fazer uma atualização dos dados cadastrais dos seus servidores ocupantes de cargos efetivos ou em comissão. O objetivo é alimentar o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas. 
Mas há quem diga que o próprio legislativo não conhece o número exato de funcionários que alberga. 
Educação…
O Governo do RN quer implantar o Ensino Médio em Tempo Integral nas escolas estaduais. A proposta é fazer as unidades funcionarem em turno único diário iniciando às 7h30min e terminando às 17h00, com oferta de alimentação.
Um projeto de lei do Executivo foi encaminhado à Assembleia Legislativa com esse objetivo.
…e professores
O Projeto de Lei ainda estabelece o pagamento de um Adicional de Incentivo a professores, especialistas de educação e demais servidores públicos que se dispuserem a participar dessa modalidade de ensino em tempo integral.
Os adicionais variam de acordo com a função e partem de R$250 (porteiro) até R$1500 para Coordenador Geral e Especialistas em Infraestrutura, Gestão e Pedagógico.
Os resultados do trabalho serão avaliados semestralmente.
Recursos financeiros 
O Ensino Médio em Tempo Integral será implementado e desenvolvido em unidades escolares da rede pública estadual, previamente selecionadas.
Segundo o governo, os recursos para operacionalização serão do Programa de Fomento do Governo Federal, já transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e incorporados ao orçamento estadual.
Falta de educação
A violência fez o Conselho Estadual de Educação mudar o horário de suas reuniões, que há anos eram realizadas no período da tarde. Na última, os servidores do Conselho foram assaltados quando deixavam a sede do órgão no começo da noite.
Cadastro Água
O Instituto de Gestão de Água monta estrutura em Serra Caiada, nos dias 11 e 12 de julho para realizar o cadastramento dos usuários de água do município e região. 
Nova direção
A Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) está sob nova direção. O servidor Teógenes Plácido de Medeiros Lima foi empossado como novo diretor-geral da instituição. 
Mito…
O senador José Agripino não deixou de concorrer à reeleição por imposição da Rosa de Mossoró. Agripino sai da disputa para o Senado porque acredita nas pesquisas que apontam não há votos suficientes para ele.
Ponto final.
Embaralhado
Está difícil para o deputado Antônio Jácome justificar sua opção pelo PODEMOS e seu filho, Jáco Jacome, no PSD.
Licença Paternidade
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou na quarta-feira (4) um projeto de lei que amplia a licença paternidade de servidores militares de 5 para 20 dias (PLC 41/2018).
Férias
Nessas férias, o Complexo Educacional Contemporâneo tem programação que mescla conhecimento e lazer em encontros diários com brincadeiras, passeios e oficinas.
Obesidade 
Um novo estudo publicado na Revista Science identificou células nervosas no cérebro de camundongos que os estimulam a comer. Células semelhantes também existem nas pessoas e podem representar um novo caminho para regular o apetite e combater os transtornos alimentares e a obesidade.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas