Debates do Fórum Nacional Eólico começam amanhã em Natal

Publicação: 2011-11-20 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A definitiva inserção da fonte eólica na matriz energética e a regionalização da competitividade serão os principais temas em debate da terceira edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, evento que a VIEX Americas promoverá amanhã e terça-feira, em Natal. O evento já reuniu mais de 600 participantes e é considerado o principal encontro político-econômico da indústria eólica brasileira.

Para o diretor da VIEX Americas e responsável pelo evento, Rodrigo Carvalho, o avanço do setor eólico tem sido significativo e o fórum reflete os novos rumos do setor. “Em poucos anos, o valor do megawatt gerado já se prova competitivo com fontes tradicionais. O Fórum acontece em um momento de solidificação do mercado, onde serão traçadas as estratégias de longo prazo e tem como proposta uma análise da infraestrutura necessária à multiplicação dos parques, a cadeia de fornecimento de produtos e serviços e o ambiente de comercialização da energia gerada.”

O fórum é composto por duas sessões que acontecerão simultaneamente. A primeira, restrita a convidados, será formada por um grupo de trabalho que discutirá ações entre diversas instituições para a chamada Carta dos Ventos, documentação da intenção firmada na ocasião do primeiro Fórum Nacional Eólico por dez entidades para promover a articulação institucional para programas de incentivos financeiros, fiscais e tributários que atendam à cadeia produtiva do mercado eólico. O grupo de trabalho será formado por autoridades e executivos do setor eólico e a reunião acontecerá na terça-feira, dia 22 de novembro.

Já a segunda sessão, aberta ao público, terá uma será uma série de painéis com temas ligados ao desenvolvimento do setor eólico no país. Na manhã do dia 21, um painel abordará a gestão de riscos em energia eólica. À tarde terá início a sessão plenária com a visão do governo e compromisso das autoridades, além de diversas palestras sobre infraestrutura para expansão da geração de energia eólica, novidades tecnológicas e comercialização de energia.

A programação completa está disponível no site www.viex-americas.com.br e inscrições e outras informações podem ser solicitadas pelo telefone 11 5051-6535 e pelo e-mail info@viex-americas.com.br.

O Rio Grande do Norte é um dos Estados líderes no setor de energia eólica do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o estado deverá chegar ao final de 2014 com 83 usinas, das 281 previstas para o país e a maior oferta desse tipo de energia. É o maior número do Brasil.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários