quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Decisão forte

- Publicidade -

Não há ainda uma decisão oficial, mas estão programados pelos empresários da Construção Civil dois atos fortes contra o Ministério Público e a Prefeitura do Natal. O primeiro seria a decisão de não participar de nenhuma concorrência pública para o elenco de obras programadas. O segundo, a realização de um churrasco monumental reunindo todos os trabalhadores da área.

Água mole

A dificuldade seria a renúncia, por parte das empresas, às obras que já ganharam. Principalmente algumas já em andamento. Mas os que lideram o movimento estão convencidos do dito popular: “Água mole e pedra dura tanto bate até que fura”. Água e pedra são materiais da especialidade dos empreiteiros. Ou fazem recuar o Ministério Público e a Prefeitura ou obtêm a solidariedade de toda a classe.

Grande herói

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Vagner Araújo, está sendo motivo de conflito dentro do governo pela sua superposição. Os demais secretários foram dispensados por ele na defesa da venda dos “direitos creditórios” do governo, Como perdeu para o Ministério Público, está se queixando da falta de solidariedade dos colegas. Ocorre que os demais secretários alegam que foram dispensados. Vagner Araújo esperava se transformar no “grande herói”, Como perdeu, está querendo solidariedade dos colegas que nem sabem se vão permanecer no governo.

Reação

A presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, Mary Regina, convocou jornalistas para uma entrevista coletiva amanhã. Mary Regina avisou que vai tratar de dois assuntos. O primeiro diz respeito a reivindicações da categoria e o outro está relacionado com denúncias do que ela chama de “problemas internos da PM”. Recentemente, o comandante  da Polícia Militar, Marcondes Pinheiro, anunciou que a presidente da Associação está sendo investigada por supostamente ter emitido cheque sem fundo, o que é proibido pelo regimento interno da corporação.

Promessa

Em entrevista ao jornal da Indústria da Panificação, o secretário Fernando Antônio Bezerra (Assistência Social) informa que o governo do Estado vai retomar em 2007 o programa do pão vitaminado.

Verbas em queda

A alegria dos prefeitos com a informação de que dezembro poderia ter repasse recorde de recursos do Fundo de Participação durou pouco. A segunda parcela será depositada hoje. E vem com queda de 12,7% em relação ao que estava previsto. Os municípios com menos de 11 mil habitantes recebem R$ 98,4 mil. Para janeiro, a previsão é de queda de 5% em relação a dezembro e de 7% em fevereiro.

Nitroglicerina

O prefeito Agnelo Alves parece aderiu à tese de que quem for candidato em 2008 não poderá dispor de uma secretaria. Marcou para o próximo dia 29 a última reunião do secretariado em 2006. Na ocasião, os secretários ou pedem demissão ou declaram que não será candidato em 2008. Nitroglicerina pura.

Escolhas

A possibilidade do deputado Raimundo Fernandes (PMN) ser convocado para o secretariado foi definitivamente afastada.  A governadora Wilma de Faria já fez a devida comunicação ao presidente do partido ao qual Raimundo Fernandes está filiado: deputado Robinson Faria.

Plebiscito

Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tomaram uma decisão que, se for confirmada em plenário, terá implicações na política nacional e local. Eles aprovaram ontem um projeto de decreto legislativo que prevê a realização de plebiscitos sobre o fim do voto obrigatório, a reeleição dos integrantes do Executivo e o financiamento público de campanhas eleitorais. Apenas em 2007, porém, a proposta deverá ser votada no plenário do Senado. O texto tramita na Casa desde 2004.

Plebiscito (2)

A idéia de acabar com a possibilidade de reeleição tem o apoio de autoridades como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello. Recentemente, Mello disse que o fim da reeleição seria um avanço. O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva também é a favor do fim da reeleição. Na campanha deste ano por um segundo mandato, Lula disse, em mais de uma ocasião, que não foi ele quem inventou a regra e, sendo assim, não poderia ser penalizado.

Plebiscito (3)

Na prática, porém, a administração federal não parece disposta a mexer nesse vespeiro quando a reforma política entrar em debate, em 2007, uma vez que o assunto provoca polêmica e pode enfurecer ainda mais a oposição.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas