terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Decreto libera reabertura de shoppings em Natal

- Publicidade -
Os shoppings com ar-condicionado em Natal poderão reabrir para atendimento presencial dia 28 de julho, próxima terça-feira. A permissão será dada por meio de decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias que será publicado nesta segunda-feira (27). A reabertura leva em conta os mais recentes índices covid no Rio Grande do Norte. Em Natal, por exemplo, a ocupação de leitos chegou a 40%. No Rio Grande do Norte, esse índice está em torno de 75%. Esse são os melhores índices desde o dia 1º de junho. 
Shoppings com ar-condicionado, como o Midway Mall, devem reabrir no próximo dia 28
#SAIBAMAIS#A reabertura dos shoppings Midway e Natal – os dois maiores da cidade – atende pleito feito por empresários e observará protocolos de segurança sanitária mais rígidos. E também servirá aos lojistas para tentar recuperar um pouco os prejuízos causados pelos dias parados devido à pandemia. A ideia é ter mais tempo para tentar aproveitar o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto. No Estado, a data de reabertura dos shoppings está prevista para 5 de agosto. 
Durante a semana que passou a Tribuna do Norte mostrou que os shoppings já estavam se preparando para a retomada e inclusive haviam sinalizado isso a lojistas. No Natal Shopping foi enviado um ofício circular aos lojistas falando da possibilidade de antecipação das datas. E que essa antecipação já havia sido discutida entre superintendentes dos shoppings, representantes da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) e o prefeito Álvaro Dias. 
No ofício emitido aos lojistas era informado que “em função dos resultados das últimas reuniões entre os superintendentes dos shoppings centers e representantes da Abrasce junto ao prefeito de Natal, informamos que é possível que haja uma antecipação da reabertura dos shoppings com ar condicionado do dia 05/08, para o dia 28/07”. E ainda: “A confirmação da data de reabertura se dará com a publicação de decreto por parte da Prefeitura do Natal”. De acordo com informações obtidas pela TN, o decreto sairá na edição desta segunda-feira (27). 
Até sexta-feira, oficialmente, a Prefeitura do Natal apenas confirmava o pedido de antecipação e afirmou que ele está em análise. No entanto, informava que não houve nenhuma reunião oficial entre os representantes e o prefeito Álvaro Dias.  
Também durante a semana, o Natal Shopping disse que acompanhava de perto “as discussões sobre o tema de flexibilização do isolamento social e todas as orientações dos órgãos públicos serão rigorosamente seguidas”. O mall criou um protocolo de prevenção para evitar aumento de novos casos da covid-19 com a reabertura e distribuiu a cartilha com ações de segurança para todos lojistas. O ofício também pede para os lojistas estarem preparados para a reabertura e possibilidade de antecipação desta.
O shopping Midway Mall, na zona Leste, e o Partage Norte Shopping, na zona Norte, também afirmaram que estão prontos para funcionarem, mas que a antecipação depende do poder público.
Segundo empresários que também foram ouvidos pela reportagem da TN, as lojas já estão prontas para abrirem. Na avaliação deles, os shoppings podem inclusive oferecer mais segurança contra aglomerações do que centros comerciais porque há como ter maior controle de entrada e com isso mais chances de evitar aglomerações. 
Em estados como Pernambuco os shoppings já reabriram. Na capital, Recife, as medidas adotadas têm sido bem recebidas pela população. Outras capitais nordestinas já estão com os shoppings centers reabertos, além de Recife. É o caso de João Pessoa, na Paraíba, e Fortaleza, no Ceará. Em João Pessoa, um dos shoppings criou faixas de “mão e contramão” para evitar o contra-fluxo entre as pessoas. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) afirmou que possíveis antecipações no calendário de reabertura são “bem vindas” desde que haja segurança sanitária. A Federação é uma das responsáveis pela criação do Plano de Retomada Gradual da Economia adotado pela Prefeitura de Natal e do Governo do Estado.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas