quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Dedicação sem estresse

- Publicidade -

PERSONAGEM - Myrli Andrade, a consciência de como sonhos viram realidade
A fase de preparo para o vestibular sempre mexe com as pessoas. Horários mudam, sai-se menos, lê-se mais, e a rotina convencional acaba. É sempre um momento de grande ansiedade e de certas dúvidas – até mesmo por parte de quem já passou pelo temido concurso de fim de ano. É o caso de Mirly Andrade Moreira, que fará neste ano o seu quinto vestibular. Ela já passou dois anos no curso de biologia, e resolveu trancá-lo para perseguir seu verdadeiro sonho: o curso de medicina. Trata-se de um novo começo.

A ex-estudante de biologia afirma que a pressa e a dúvida atrapalharam seu percurso universitário. “Como não passei da primeira vez para medicina, cansei, e resolvi entrar logo em biologia. Depois, veio a vontade mais forte de tentar novamente medicina, é o que eu quero de verdade. Se não tomasse a decisão apressada, poderia ter me dedicado mais, e já estar em medicina”, explica. No entanto, Myrli afirma que não houve nenhuma pressão dos pais neste assunto. “Eles sempre me apoiaram em todas as decisões. A verdadeira pressão é externa”, ressalta.

Para Myrli, o que mais atrapalha o “vestibulando de primeira viagem”, é a falta de maturidade. “Muita gente não sabe direito o que vai fazer no primeiro vestibular, além de não levar tanto a sério os horários de estudo. É realmente preciso abrir mão de algumas coisas para ser recompensado”, diz.

Com a dedicação exclusiva, Myrli optou pelos cursinhos isolados, que, segundo ela, permitem maior aprofundamento nas disciplinas estudadas. “São mais específicos. Vê-se a matéria com mais detalhes”, afirma ela. Para o bom desempenho em medicina, é necessário mais atenção em matérias como biologia, química, física e português, que são as chamadas matérias “discursivas”.

Ela tem consciência que o curso é bastante concorrido, e que o nível dos concorrentes também é muito alto. No entanto, a decisão por esse segmento já estava no sangue, por influência de uma tia anestesiologista que a fez gostar do ambiente e da dinâmica dos hospitais. “A partir daí fiquei apaixonada pela área de saúde, e vi que essa é a minha praia”, conta.

Para sua nova investida, a garota já estabeleceu seus horários de estudo, e decidiu que vai fazer agora programas mais ‘lights’. Para ela, é importante se divertir e desopilar para não ficar tão tenso ao longo do ano. As aulas começam a partir do dia sete de fevereiro. Para Myrli, assim como para outros tantos novatos e veteranos, foi dada a largada para os bancos universitários.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas