sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Defesa Civil alerta para fortes chuvas no interior paulista

- Publicidade -

RESGATE - Maria Jerônima salva filho que caiu em poço cheio pelas chuvasSão Paulo (AE) – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou ontem para chuva forte no Mato Grosso do Sul e oeste, centro e norte de São Paulo. Nesta terça-feira a chuva persistirá no norte de São Paulo, e até quarta, a chuva atinge o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e regiões de Minas Gerais, como Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Alto São Francisco.

Segundo a Sedec, a chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 km/hora no Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As chuvas vêm causando problemas no interior paulista desde o final da tarde de domingo. Em Franca elas provocaram o desabastecimento de água, que deve ficar prejudicado por uma semana. A inundação dos rios Canoas e Pouso Alegre danificaram os motores das bombas de sucção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que abastece Franca e cidades da região. O prefeito Sidnei Rocha (PSDB) decretou “Estado de Emergência na cidade. “Foi um desastre violento”, disse o prefeito.

A enxurrada quase provoca uma tragédia quando o garoto Gabriel Marcos Campos, de 7 anos, caiu em um reservatório de água de aproximadamente 4 metros de profundidade enquanto a mãe dele, Maria Jerônima Campos, 36 anos, pegava água de uma fonte próxima ao local.

Jerônima pulou no poço e retirou o garoto com a ajuda de populares. O fosso foi aberto quando um condomínio nas proximidades precisou ampliar a área de estacionamento dos moradores, mas a obra foi embargada pela prefeitura. O garoto foi levado para o Pronto-Socorro João Ribeiro Conrado e passa bem. As chuvas derrubaram um trecho da rodovia Ronan Rocha que da acesso ao município de Patrocínio. Até ontem não havia previsão de quando o problema será resolvido.

O superintendente da Sabesp, João Batista Comparini, disse que a situação é gravíssima em Franca. Ontem, apenas 10% da cidade estava abastecida. A Sabesp promete para quarta-feira normalizar 50% do abastecimento. O restante só deve ser normalizado na próxima segunda-feira, dia 29. As bombas danificadas, com peso de sete toneladas cada, foram levadas para São Paulo para manutenção.

O governador José Serra (PSDB) visitou a cidade ontem, viu fotos dos equipamentos danificados e prometeu ajuda. Mas antes quer um levantamento da situação. “Vim a Franca porque percebi a gravidade da situação”, disse Serra em entrevista coletiva. Ele prometeu canalizar recursos para infra-estrutura, já que a tempestade danificou ruas e praças.  

O chefe da Defesa Civil estadual, coronel Miguel Libório, permanece em Franca esta semana para coordenar o levantamento da situação. Houve pontos de alagamento em vários locais da cidade e cerca de 30 imóveis ficaram danificados, incluindo o pronto-socorro Central.

Pelo decreto do prefeito, estão suspensas as atividades em escolas e creches. O uso de água para lavar veículos e calçadas e irrigação de jardins também está proibido.  Uma indústria de refrigerantes suspendeu a produção por uma semana para fornecer água para a população. Vinte e oito caminhões-pipa levam água para os habitantes. O preço do botijão de água mineral pulou de R$ 4,00 no domingo para até R$ 20,00 no final da tarde de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas