quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Defesa do realinhamento

- Publicidade -

Após o anúncio do rompimento de duas vereadoras, Júlia Arruda (PDT) e Ana Paula (PSDC), com a base aliada, o prefeito Álvaro Dias (MDB) divulgou uma nota na qual afirma a que são legitimas e naturais as iniciativas no sentido de rearticular a bancada de apoio. Ele nega que o realinhamento tenha relação com exigência de apoio para candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa. 

Mensagem do pré-candidato
O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles enviou vídeo a integrantes do MDB no qual pede apoio para ser escolhido como candidato oficial do partido à Presidência da República durante a convenção partidária, prevista para o final de julho. No vídeo, de cerca de 2 minutos e meio, Meirelles se apresenta e pede licença para falar sobre o projeto do “nosso partido”. “Para continuar liderando e mudando o Brasil, nós precisamos lutar por uma candidatura própria”, diz o ex-ministro em um trecho do vídeo.

Após afastamento
No vídeo que divulgou ontem, Henrique Meirelles também se diz “preparado” para disputar o Palácio do Planalto e que é uma “imensa honra” para ele ser pré-candidato pelo MDB. “A cada dia, podem ter certeza, a nossa candidatura passará a ser mais conhecida e ganhará ainda mais força. O momento não é para bravatas”, afirma na gravação. O vídeo passou a ser divulgado após o ex-ministro dizer que quer tirar o “rótulo” de candidato do governo e do mercado. Ele afirmou ainda que sua candidatura não representa “especificamente o governo” do qual fez parte até abril.

Cobrança ao ministro
O senador Garibaldi Filho apelou ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que adote medidas capazes de estancar a epidemia de assassinatos que têm vitimado parcela expressiva dos jovens brasileiros. Segundo o Atlas da Violência 2018, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de homicídios de jovens de 15 a 29 anos no Brasil cresceu 23% de 2006 a 2016, atingindo o pico da série histórica: 33.590 vítimas. O Rio Grande do Norte teve o maior crescimento no número de homicídios, no período. “Os jovens se constituem em uma esperança para o futuro do Brasil. Estamos comprometendo a juventude, que está sendo vítima dessa violência inominável. Peço providências urgentes para a solução desse problema”, afirmou o senador Garibaldi Filho.

Candidatos da estatal
A maioria dos pré-candidatos à Presidência da República rejeitou a privatização da Petrobras e disse que o governo deve manter o controle da companhia. As declarações foram dadas durante sabatina promovida pelo jornal Correio Braziliense e pelo Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal (Sindifisco). Eles declararam considerar a empresa estratégica e não ter intenção de vender o seu controle acionário. Parte deles também disse ser contra a medida em bancos públicos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Privatização radical”
Só dois dos 11 pré-candidatos sabatinados adotaram posição diversa: o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) e o empresário Flávio Rocha (PRB). Flávio Rocha, por sua vez, prometeu defender a “privatização radical” e incluiu a Petrobrás no rol de empresas que podem reduzir de tamanho e capitalizar o Estado. Ele disse que esse cenário permite combustíveis mais baratos e classificou como “justo” a reclamação dos caminhoneiros sobre o preço do diesel.

“Petrobras, não”
O deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) fez discurso em defesa das privatizações, mas não incluiu a Petrobrás na lista de estatais a serem vendidas por ter “função social”. “Eu tenho a Petrobras como uma empresa estratégica”, afirmou.

Judiciário na Prefeitura
O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, foi ontem ao gabinete do prefeito Álvaro Dias. Também estiveram na audiência o desembargadora Maria Zeneide Bezerra e dos desembargadores João Rebouças, Cláudio Santos, Amilcar Maia, Amaury Sobrinho e Cornélio Alves.

Proteção dos conselheiros
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que delega às secretarias estaduais de Segurança a proteção ao trabalho dos conselheiros tutelares. O projeto de lei é de iniciativa do deputado federal Beto Rosado (PP). O relatório do deputado Patrus Ananinas (PT/BA) pela constitucionalidade da matéria, foi aprovado por unanimidade.  A proposta é conclusiva nas comissões, portanto, segue agora para o Senado. Os conselheiros tutelares são responsáveis por combater a violação dos direitos da criança e do adolescente, em todos os municípios.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas