Definição

Publicação: 2020-07-14 00:00:00
A+ A-
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Apesar de ser uma reunião com caráter definidor, a de hoje (14), às 10h, na sede da Federação norte-rio-grandense de Futebol vai ser iniciada com mais perguntas do que respostas. A intenção é marcar a retomada do futebol local com o Campeonato Estadual, que está já na reta final do seu segundo turno. No entanto, apenas ABC e América retornaram suas atividades profissionais. O Globo volta hoje aos trabalhos. O Potiguar de Mossoró realizou a desinfecção de sua concentração, mas pediu auxílio da Prefeitura para realizar os testes de Covid-19 e ainda não teve respostas. O ASSU recontratou Júlio Terceiro, mas ainda não trabalha com os atletas. O Santa Cruz tem um grupo de jogadores à disposição, mas também não começou a treinar. O Força e Luz e o Palmeira de Goianinha também estão indefinidos. Quando a reunião começar a maioria vai querer saber sobre como poderão ter ajuda para bancar testes, recontratação de atletas, possibilidade de uso de categoria de base, risco de punição para quem não puder jogar, locais em condição de receber os jogos e outros pequenos detalhes. 

Definição 1
A ajuda financeira, caso ainda seja possível, para bancar testes e outras despesas, depende da CBF, que ainda não respondeu ao pedido de clubes da Série D, no mesmo sentido. Possíveis mudanças no regulamento da competição, isentando clubes de punição, caso haja desistência, também precisam de chancela nacional, uma vez que o regulamento local não pode descumprir o que diz o Regulamento Geral das Competições, nem o Estatuto do Torcedor.

Definição 2
O Campeonato Estadual, em seu segundo turno, tem o ABC como líder com nove pontos em três jogos. O Globo tem o mesmo número de pontos do Alvinegro, mas já jogou cinco vezes e tem saldo de gols inferior. O América aparece em terceiro lugar com sete pontos mas só foi à campo três vezes, por isso tem aproveitamento superior ao segundo lugar (77% a 60%). O lanterna é o Palmeira de Goianinha com apenas um ponto.  Os clubes que já fizeram cinco jogos (Globo, ASSU, Santa Cruz e Força e Luz) tem dessa primeira fase do segundo turno mais dois jogos para cumprir. Sendo que a Águia de Ceará-Mirim briga para ir à final e ainda poderia ter mais dois jogos de uma decisão.

Os clubes com quatro partidas (Potiguar e Palmeira) precisam entrar em campo três vezes. ABC e América ainda têm quatro compromissos no certame, sem citar os dois jogos finais de turno e mais dois da decisão, caso haja (O ABC venceu o primeiro turno e se vencer o segundo não teremos final).

Academias
Hoje o Rio Grande do Norte passa a ter de volta os serviços das academias e das atividades físicas ao ar livre (corridas de rua). Além de uma série de exigências para os empreendimentos, os frequentadores precisam estar conscientes. O sucesso dessa fase de retomada também depende dos alunos, que precisam cumprir as regras como uso de máscara e higienização constante.

Gamers
O mundo dos gamers cresce. Já tem até consórcio para equipamentos em uma grande rede de lojas do País.  Com o uso cada vez maior da internet, novas profissões digitais surgem e ganham mais visibilidade, agora é a vez do gamer. Já algum tempo jogar vídeogame deixou de ser apenas um hobby para se transformar em profissão internacionalmente reconhecida.

Gamers 1
O Brasil, ainda aguarda regulamentação como modalidade esportiva, é o segundo maior mercado de videogames do mundo e movimenta cifras milionárias no país. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil, 66% dos brasileiros jogam games eletrônicos em diversas plataformas. A maioria é composta por mulheres (59%), e a faixa etária predominante oscila entre 25 e 34 anos (35%). O Consórcio Magalu iniciou uma campanha nas redes sociais, Instagram e TIK TOK, além do canal do Youtube, com o gamer Saulo Haikal, que traz dicas de lançamentos, como investir em jogos online, e tudo sobre o mundo dos gamers.

Gamers 2
Mais do que entretenimento ou interação com os amigos, um jogador dedicado pode se tornar um profissional. Os pro-players, como também são chamados, podem ganhar dinheiro jogando e participando de competições. Porém, a grande reclamação dos jogadores é o preço dos consoles – entre os mais populares pode variar na faixa de 2.5000 reais – e jogos, que, em lançamentos, podem custar mais de 200 reais. Para investir nesse sonho, os gamers precisam adquirir equipamentos de qualidade e para isso a solução se apresenta através do Consórcio.

Maratona Virtual
Os organizadores da Maratona de Natal decidiram apostar na maratona virtual devido a pandemia de Covid-19. “Sabemos a importância e a diferença que a atividade física está fazendo na vida das pessoas, por isso lançamos a Maratona da Cidade do Natal Virtual 2020, para que cada atleta continue com sua planilha de treino, se movimentando, fazendo a prevenção da saúde física e mental, nesse momento difícil que estamos passando”, escreveram através de sua assessoria de comunicação. A inscrição e o regulamento estão disponíveis através do site.