sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Definidas regras para novos conselheiros tutelares de Natal

- Publicidade -

ELEIÇÃO - Crianças e adolescentes são levadas à exploração sexual por necessidade de sobrevivência

Confirmado: será dia 30 de setembro a eleição para a escolha dos conselheiros tutelares das quatro regiões administrativas de Natal. A data foi definida a partir de contato com o Tribunal Regional Eleitoral -TRE, que irá emprestar as máquinas de votação para que a Consuplan, empresa vencedora da licitação, conclua o processo eleitoral, paralisado desde abril, em decorrência de medida judicial para apurar possíveis irregularidades na prova escrita, acatando denúncia de alguns candidatos que se sentiram prejudicados. O judiciário decidiu pela continuação do processo.

Mais de 40 candidatos, distribuídos nas diversas zonas eleitorais, disputam as 20 vagas disponibilizadas pela Prefeitura de Natal. O acompanhamento do pleito está sendo feito por uma comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança – Comdica, presidida por José Joaquim Neto, representante da ong Funpros – Fundação de Promoção Social e Desenvolvimento Sustentável do RN – integrada ainda por representantes da Ativa, TerrAmar, Semtas, SMS e SME.

Comunicação

Depois do imbróglio nas provas, todo o planejamento do processo teve que ser refeito e, espera-se, agora, que tudo aconteça dentro da normalidade. Na assembléia realizada entre os conselheiros do Comdica e a Consuplan, na semana passada, um dos temas mais abordados diz respeito à estratégia de comunicação que será utilizada daqui pra frente, tendo em vista que existe uma média de 40 mil eleitores aptos a votar e escolher, pelo voto direto, o seu candidato ao Conselho Tutelar. E aí vai a primeira pergunta: você conhece algum candidato?

Não se sinta constrangido se a resposta for negativa, caro leitor. É que, com exceção do tradicional santinho e do boca-a-boca, praticamente tudo é proibido. Os candidatos não podem dar entrevista na televisão, no rádio ou no jornal e nem sequer podem divulgar a eleição em carro de som, pois se tiver alguma denúncia, sua candidatura será cancelada. Espera-se conseguir um espaço em algum canal de tv para mostrar o rosto e a proposta de cada um – com um tempo médio de 3 minutos.

Após a eleição, será realizada uma capacitação para os novos conselheiros. A posse está prevista para 5 de novembro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas