quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Delta mata duas pessoas no Estado

- Publicidade -
Após confirmada a circulação da variante Delta em 12 municípios potiguares, o Rio Grande do Norte oficializou as duas primeiras mortes pela nova variante nesta quarta-feira (15). Apesar de apresentar de apresentar uma maior transmissibilidade, a nova variante não é necessariamente mais letal. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) reforça a “necessidade da manutenção de medidas sanitárias”, como uso de máscara, distanciamento social e higienização sendo eficazes para minimizar a possibilidade do contágio do vírus em todas as suas variantes.
Fiocruz detectou esta semana 27 amostras com resultado positivo para a variante delta oriundas do Rio Grande do Norte
As vítimas da infecção foram dois homens, um com 89 anos, que morreu no dia 4 de setembro; e outro de 45 anos, este sem a confirmação da data do óbito por parte da pasta. Deles, apenas o idoso havia se vacinado contra a covid. A pasta confirmou que as vítimas eram moradores de São José de Mipibu, na região metropolitana da capital.
Nesta terça-feira, a Sesap divulgou o resultado das amostras analisadas pela Fiocruz sobre a circulação da nova variante. O resultado mostrou que a nova tipificação do vírus está em São José do Mipibu, Parnamirim, Equador, São Gonçalo do Amarante, Nísia Floresta, Natal (que já havia confirmado casos anteriormente), Extremoz, Canguaretama, Jucurutu, Santa Cruz e Macaíba. Também anteriormente já tinha sido confirmado casos em Mossoró.
A variante Delta do SARS-CoV-2 (B.1.617.2) foi identificada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020. Somente em julho de 2021 havia uma predominância da variante em quase 90% das amostras a nível global, segundo dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Diante dessas informações, a pasta reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias e da importância de completar o esquema vacinal, pois a variante identificada está circulando por transmissão comunitária e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão. As equipes do setor de vigilância epidemiológica da Sesap seguem trabalhando no rastreio dos casos e no monitoramento do cenário em todo o Rio Grande do Norte.
Vacinas
Prevista para ter início nesta quarta-feira (15), a aplicação da terceira dose de vacinas contra a covid-19 em idosos acima dos 70 anos foi adiada. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que, mesmo diante da pactuação com os municípios realizada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para ser dado início nesta quarta, até o presente momento não recebeu do Ministério da Saúde as vacinas necessárias para iniciar a aplicação da dose de reforço nesse público-alvo.
“É importante ressaltar que a pactuação foi feita com base em uma orientação do Ministério da Saúde para que todos os estados pudessem iniciar a aplicação da D3 com os imunizantes de Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer. Há uma previsão sinalizada pelo Ministério de que as doses sejam entregues ao Rio Grande do Norte até a próxima sexta-feira (17)”, disse a Sesap, em nota. 
Nesse sentido, a Sesap orienta que os idosos com 70 anos ou mais ainda não busquem as unidades de saúde ou postos de vacinação, pois será informado, no momento oportuno, o recebimento das doses por parte da Secretaria, que realizará a distribuição aos municípios da maneira mais rápida para que logo iniciem a aplicação da terceira dose.
Adolescentes
A Prefeitura de Natal vai iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação dos adolescentes sem comorbidades com idade de 17 anos. Para se vacinar, basta levar o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal, documento com foto e estar acompanhado dos pais ou responsável. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas