Os números apresentados por Natal no combate ao coronavírus foram destacados pelo deputado estadual Albert Dickson (Pros), em seu pronunciamento nesta terça-feira (11), na sessão virtual da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na opinião do parlamentar, que é defensor da Ivermectina no tratamento da Covid-19, a capital potiguar tem chance de se transformar em um “case de sucesso para o mundo”, devido ao suposto "tratamento precoce" oferecido pela Prefeitura. Assessoria da ALRN
Albert Dickson criticou proibição de comercialização do medicamento sem receita
"A notícia boa é que os números de Natal têm surpreendido, e Mossoró também. São Gonçalo tem índice de contaminação de 5, Natal tá abaixo de 1. São Gonçalo não fez tratamento precoce, infelizmente. Orientamos, colocamos emendas para distribuir medicamentos, mas o prefeito optou por outro caminho. Em Natal o prefeito concordou com a distribuição da medicação e em Mossoró a prefeita também recebeu emendas para distribuir medicamentos. Upa de Mossoró está zerada, esvaziada. E Natal está com 40% de ocupação. Tratamento precoce dá certo. Natal é case de sucesso para o mundo com o tratamento precoce com Ivermectina", disse Albert.
O parlamentar disse ainda que já foi oficializada a ação popular para derrubar decisão da Anvisa, que limitou a venda da Ivermectina apenas com receita médica. Segundo o deputado, o processo reuniu quase 20 mil assinaturas em apenas três dias. Para Albert Dickson, a população tem dificuldade no acesso ao atendimento médico, e a medicação bloqueada pela Anvisa não apresenta nenhum risco para a saúde dos cidadãos.
Até o momento, segundo o departamento de Infectologia da UFRN, não há nenhum estudo no mundo que comprove a eficácia do medicamento em qualquer estágio da Covid-19, além de também não haver a comprovação da eficácia do uso profilático.