Política
Deputado exige envio de informações
Publicado: 00:00:00 - 01/07/2020 Atualizado: 23:06:50 - 30/06/2020
O presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, deputado Kelps Lima (SD), afirma que pode travar a votação das matérias de interesse do governo do Estado, enquanto secretários de algumas pastas, principalmente o economista Aldemir Freire (Planejamento e Finanças) e o médico Cipriano Maia (Saúde Pública), não passarem a responder, regularmente, ofícios e pedidos de informações encaminhados pelos deputados: “Isso foi comunicado à governadora Fátima Bezerra (PT) há quase um mês, ela telefonou pra mim, disse que ia resolver, e não foi resolvido”. 

Leia Mais

Kelps Lima disse que a Assembleia é um Poder constituído por 24 parlamentares, mas “há um desrespeito profundo institucional, já cobrado inúmeras vezes por mim em reuniões internas”. Segundo ele, “salvo matéria que coloque em risco a vida do povo potiguar ou perda de recursos para o Estado, que está com as suas finanças combalidas, nenhum outro projeto será dispensado, nem no colegiado de líderes e nem a sua tramitação na Comissão de Fiscalização será a mesma que o governo dá a nossos ofícios, ficará parado”. 

A reclamação do deputado Kelps Lima foi abordada antes, na reunião de lideres da Assembleia, antes de começar a sessão ordinária remota de ontem, engrossada por outros deputados oposicionistas O líder da bancada do governo, deputado George Soares (PL) disse que a governadora “pessoalmente determinou que a equipe dos secretários respondesse a todos os ofícios com brevidade”.

Lima reiterou que já há um processo por ato de improbidade administrativa tramitando na CFF contra o secretário Aldemir Freire, porque disse que não recebeu os ofícios, mas em reunião gravada da Comissão, “confessou que recebeu e disse que responderia em uma semana, isso foi há mais de 45 dias”. 

Os pedidos de informações listados pelos líderes correspondem aos dados que estão em pauta na Casa como a investigação em relação ao contrato da Arena das Dunas; a aquisição dos respiradores pelo Consórcio Nordeste no período de pandemia do coronavírus; além de questionamentos em relação aos dados de lotação de UTIS na rede pública de saúde; da retomada de aulas na pauta da Educação e ainda a preocupação com os números da economia e o bem-estar da população do Rio Grande do Norte.

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) afirmou aos deputados que todos os encaminhamentos, como ofícios, tramitação de processos e requerimentos devem ser direcionados ao email secleg@al.rn.leg.br. Participaram da reunião do colegiado de líderes os deputados Gustavo Carvalho (PSDB); George Soares (PL); Dr. Bernardo (Avante); Getúlio Rêgo (DEM); Kelps Lima (SDD); Ubaldo Fernandes (PL) e o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB).




Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte