quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Deputados autorizam viagem internacional da governadora

- Publicidade -
A Assembleia Legislativa aprovou o pedido da governadora Fátima Bezerra (PT) para que a Casa a autorizasse se ausentar do Brasil entre os dias 15 de novembro e 4 de dezembro, para realizar viagem internacional à Europa e à Ásia. O pedido foi feito com base na Constituição do Estado, que exige o aval do legislativo estadual quando de afastamentos superiores ao período de 15 dias. O vice-governador Antenor Roberto de Medeiros exercerá a chefia do Poder Executivo no período da viagem de Fátima Bezerra ao exterior.

Fátima Bezerra ficará em uma programação externa por 15 dias


Fátima Bezerra ficará em uma programação externa por 15 dias

De acordo com a autorização solicitada pela chefe do Executivo, ela vai à França, à Itália e à Alemanha dentro da programação da “Missão Europa”, ao lado de todos os governadores do Nordeste. Da Europa, a governadora do Estado estende viagem à China, onde participa do seminário “Um Cinturão, Uma Rota”, com a finalidade de atrair investimentos para o Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra junta-se aos outros oito governadores do Nordeste, na próxima segunda-feira (18), para participar de uma série de reuniões na Europa em busca de investimentos para áreas integradoras da região, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas.

A passagem da governadora Fátima Bezerra por Paris, Romas e Berlim é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Nos três países, os gestores vão apresentar o funcionamento do Consórcio e um mapa de oportunidades do Nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). A comitiva participará de eventos com empresários e tem reuniões com setores econômicos e governamentais em Paris, nos dias 18 e 19, em Roma, no dia 20, e em Berlim, nos dias 21 e 22.

A rodada de negócios prevê encontros com o grupo francês Engie, que atua na geração de energia, e a norueguesa Golar, empresa de transporte de gás natural liquefeito. Os governadores também estudam a a possibilidade de ampliação de parcerias com entidades financiadoras, a exemplo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que tem investimentos nas áreas de sustentabilidade, agricultura e combate à pobreza no Nordeste.

“Essa missão é de suma importância para a integração da região Nordeste. Desde que consolidamos o Consórcio, agregamos forças e alinhamos as demandas da região de forma unida, percebemos que podemos chegar muito longe, alcançar resultados muito mais exitosos e termos mais possibilidades de sucesso em nossos projetos”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A governadora do Estado disse, ainda, que as  iniciativas do Consórcio Nordeste “já mostram resultados nunca antes obtidos, como por exemplo a perspectiva de economia de R$ 58 milhões na licitação das compras coletivas de materiais hospitalares”.

Para a governadora, “iisso é só o começo, o mundo já vê o Nordeste de forma diferente, mais atrativo e com muito potencial”.

Com 57,1 milhões de habitantes, o Nordeste é responsável por 14,3% do PIB do Brasil. A economia da região é baseada nos setores de comércio e serviços, indústria e agropecuária. Um dos objetivos da criação do Consórcio Nordeste é promover o desenvolvimento social e econômico sustentável da região.

Em Pequim, a convite do Bank of China, Fátima Bezerra participa do seminário de comunicação e cooperação financeira internacional “Um Cinturão, Uma Rota”, também com o objetivo de atrair novos investimentos para o Rio Grande do Norte.

Este ano, o evento será direcionado especificamente para os Países de Língua Portuguesa e tem o intuito de explorar potenciais oportunidades de negócios para cooperação no futuro. Acompanham a governadora na missão à China o secretário Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e o assessor técnico da Sedec, Pedro Lima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas