sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Deputados do PV querem fusão com PSC

- Publicidade -

Brasília (AE) – Um grupo de deputados da bancada do PV pressiona para que o partido faça fusão com o PSC para que as duas legendas superem a cláusula de barreira. O PV elegeu 13 deputados e o PSC, 9. Ontem, o deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) anunciou a assinatura de um protocolo de intenções com o PSC, mas, minutos depois, o líder da bancada, deputado Jovino Cândido (SP), mandou informar à imprensa que não havia definição, atribuindo a declaração de Ortiz a uma iniciativa regional. Segundo Ortiz, a sigla com a fusão seria PVSC, Partido Verde Social Cristão.

“A união do PV com o PSC é de interesse dos dois partidos que têm ideologia próxima”, argumentou Ortiz. O presidente do PSC, Vitor Nósseis, defendeu a união das duas legendas também com o argumento ideológico. “É uma questão de manter as nossas identidades, no momento em que reúne as duas ideologias. Um defende a ecologia e o meio ambiente e o outro defende a pessoa humana”, justificou Nósseis.

O PSC, primeiramente, manteve entendimentos para fazer fusão com o PTB. Depois, mudou de partido e articulou uma união com o PL e agora anunciou que fará uma convenção para afastar uma proibição que existe no estatuto para a realização de fusão partidária, primeira etapa para a união com o PV. Nósseis informou que a convenção do PSC será na sede do PL. No mesmo horário, o PL estará também fazendo convenção para formalizar a fusão com o Prona e o PT do B em busca de superar a cláusula de barreira e continuar tendo direito a uma fatia maior do fundo partidário e tempo gratuito na TV.

O líder da bancada do PV disse que não há pressa para decidir o futuro do partido. “Ninguém está à venda. Nem o partido nem os parlamentares. O que estamos fazendo é um trabalho sério que não tem prazo”, afirmou Cândido. Segundo o líder, o partido já pensa no crescimento da legenda nas eleições para prefeito em 2008.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas