sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Desafios 2021: turismo em Natal exige investimentos e novos atrativos

- Publicidade -
Cláudio Oliveira
Repórter
Com sol brilhando sobre o mar praticamente o ano inteiro, Natal é uma das capitais brasileiras mais procuradas pelos turistas de todas as partes do Brasil e também de outros países. Porém, a cidade tem potencial além do sol e mar, mas precisa de outros atrativos que façam o turista conhecer melhor a história da cidade, sua cultura e gastronomia. Para tanto, as entidades ligadas ao setor sugerem maior divulgação da cidade. Algumas intervenções turísticas estão sendo elaboradas, mas devem ficar para os próximos anos. Essa é a quinta reportagem da série de desafios que a TRIBUNA DO NORTE apresenta para a próxima gestão nas diferentes áreas da administração municipal.
Ponta Negra: engorda levará até três anos para ser concluída, incluindo a extensão do enroncamento
#SAIBAMAIS#”A gente precisa dotar a cidade de novos equipamentos turísticos de entretenimento. Já lançamos o roteiro religioso que abrange o Centro Histórico e a história de Natal por meio de dez igrejas. As agências e receptivos já foram informados sobre esse roteiro”, disse o Secretário Municipal de Turismo, Joham Alves Xavier. Para tanto, é necessário melhorar a infraestrutura no Centro histórico da capital e isso já começou pela revitalização do Beco da Lama, que contará com mais serviços de melhorias, semelhante ao que foi feito no Espaço Cultural Ruy Pereira.
Ainda no Centro da Cidade, a Rua João Pessoa está prestes a se tornar um corredor cultural com novo calçadão, fiação subterrânea e iluminação especial para fazer a ligação entre a Catedral Metropolitana e as Igrejas do Centro Histórico, passando pelos espaços culturais num percurso que pode ser feito a pé.
Johan Xavier destacou que houve melhorias na infraestrutura das áreas turísticas, com a adequação do calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, principal acesso à Praia de Ponta Negra, e também em ruas adjacentes como a Rua Praia de Ponta Negra e Praça dos Gringos, que acolhem bares, restaurantes e eventos. Além disso, a praia mais conhecida da cidade sofrerá grandes intervenções na próxima gestão. A já anunciada obra de engorda levará até três anos para ser concluída, incluindo a extensão do enroncamento. Ao final, a praia ficará com uma faixa de areia de 100 metros na maré baixa.
Investimentos 
Saindo de Ponta Negra, as outras praias, como as praias do Meio, do Forte e Redinha, ainda necessitam de investimentos e modernização. Por enquanto, está prevista nova iluminação de lead, a partir de Ponta Negra. “A Redinha vai ser revitalizada com uma orla urbanizada que contará com novo mercado público. Os recursos para estas obras estão garantidos. A da Redinha deve ser concluída no próximo ano”, disse o secretário de Turismo de Natal, Johan Xavier.
Na praia de Areia Preta, a escadaria de Mãe Luíza, que recebeu pintura de grafite nas paredes laterais, receberá mosaicos coloridos nos degraus, se tornando ponto de visitação para fotos. No roteiro destas praias, está a reforma da Fortaleza dos Reis Magos, ponto turístico da cidade que está fechado desde dezembro de 2018 e deve ser reaberto antes da alta estação de 2021, mas esta obra está sob a responsabilidade do Governo do Estado.
Outra intervenção que ficará para a próxima gestão é na Pedra do Rosário, na região do Paço da Pátria, no Centro de Natal, que foi interditada há quase um ano, devido a deterioração das vigas e pilares que comprometiam a estabilidade do monumento. De acordo com o secretário Johan Xavier, o local passará por melhorias para receber visitantes, mas ele não revelou prazos. No local, turistas poderão, além de conhecer a história e a imagem da padroeira de Natal, contemplar o pôr do sol no Rio Potengi.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas