sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Desafios para o novo presidente

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe
[email protected]

O coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), Armando Castelar, adverte para que os brasileiros cobrem dos candidatos à presidência um debate em torno das soluções econômicas do país. Castelar alerta que o Brasil corre o risco de voltar para os tempos de hiperinflação caso as reformas da previdência e fiscal não sejam aprovadas. “O próximo presidente vai receber um país com grandes problemas econômicos. O candidato tem que deixar claro para a sociedade que esses problemas existem e que as reformas precisam ser feitas para sairmos dessa crise”, disse ele.

Gestão
Para Armando Castelar, o próximo presidente deve resolver os problemas da gestão pública com urgência. “É necessário buscar cada vez mais gastar melhor os recursos com novos métodos e parcerias com o setor privado. O economista assegura que caso a Reforma da Previdência não seja feita, todo o gasto do setor público será voltado para o pagamento do benefício. O Brasil cresceu 1,2% ao ano e o resto do mundo a 3,5%. Países emergentes, como nós, cresceram 5% ao ano.

Indicador
A intenção de consumo das famílias recua novamente em julho. As consequências da greve dos caminhoneiros ainda persistem, influenciando negativamente a intenção de consumo das famílias. Em julho o ICF ficou menor 1,8% em relação a junho.  Já na comparação anual, houve alta de 10,2%. Com os resultados de julho, a insatisfação quanto ao nível de consumo acumula 42 meses, sem grandes perspectivas se a economia não voltar a crescer de forma.

Petróleo
O preço do barril de petróleo pode voltar aos US$ 150, argumentam alguns analistas. Por enquanto, a US$ 70 garante a meta da Petrobras. Já o preço do etanol cai no país após a greve dos caminhoneiros. No País, os preços dos combustíveis estão em queda acompanhando o preço internacional do petróleo. Se a economia brasileira crescesse a um ritmo de 3% do PIB ao ano, o risco de um aumento do petróleo era grande.

Mineração
A atividade de mineração continua atraindo investidores para o RN. No ramo da scheelita (minério de tungstênio), o Idema acaba de liberar duas licenças, uma na zona rural de Jucurutu, para pesquisa e outra para extração do minério em São Tomé. 

Energia atrai investimento
Pelo segundo ano consecutivo, o investimento global em energia totalizou 1,8 trilhão de dólares em 2017, queda de 2%, frente a 2016. Mais de 750 bilhões de dólares foram aportados somente no setor elétrico, enquanto 716 bilhões foram para o segmento de petróleo e gás. Na eletricidade o foco foi a distribuição. Apesar da produção crescente de energia limpa, o investimento em eficiência energética e renováveis caiu 3% no ano passado após diversos anos de crescimento, o que pode ser seguido por uma nova queda neste ano. Queda forte foi sentida no segmento de energia nuclear.

Clima
A agência de meteorologia dos Estados Unidos, o NOAA e o Inmet (Brasil), alertam para as chances de ocorrência do fenômeno El Niño para o final do ano. As chuvas podem atrasar na região Nordeste, no Sudeste e Centro Oeste, enquanto que no Sul do país devem aumentar. É torcer para a previsão “virar” e ocorrer novamente o fenômeno La Niña.

Reforma
Um treinamento que será realizado hoje, gratuitamente a partir das 5 horas, pela empresa de consultoria Rui Cadete esclarecerá as mudanças na reforma trabalhista e a redução de custos para empresas. O tema “Reforma trabalhista e o impacto das mudanças: como reduzir custos”, terá exposição do diretor executivo da empresa, Daniel Carvalho.

Ambiente
A rede Bob’s também está iniciando a substituição de todos os canudos de plástico de seus restaurantes por biodegradáveis e reciclável. O novo canudo é certificado internacionalmente pela OPA, autoridade nos assuntos relacionados aos plásticos biodegradáveis por processo de oxidação.                               

Internet
Um estudo da Konduto, empresa de antifraude que analisa o risco de transações on-line, detectou que o volume de vendas no e-commerce nacional sofreu quedas de até 28% durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. As análises levaram em consideração uma amostragem de 22 milhões de pedidos, entre os meses de maio e julho. O momento de maior declínio de transações on-line para as lojas virtuais  foi o segundo tempo da partida de quartas de final contra a Bélgica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas