quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Descapitalização deve prejudicar a colheita

- Publicidade -

SAFRA - Dados de agosto são menores que na previsão anteriorRio – A descapitalização dos produtores agrícolas do Sul do País, por  causa da quebra de safra naquela região no ano passado, deve impedir um maior  crescimento no volume de grãos a ser colhido este ano, prevêem os técnicos do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Na estimativa de safra para este ano, verificada no campo no mês de agosto,  os dados são 0,28% menores do que na previsão realizada no mês anterior, passando  118,020 milhões de toneladas para 117,694 milhões de toneladas. Ainda assim,  a estimativa para este ano é 4,55% superior a do ano passado (112,574 milhões).

Segundo o IBGE, a principal queda nesta projeção referente a agosto foi do  trigo, que caiu 6,22% em relação a julho. A estimativa é de que a produção de  trigo este ano será de 3,369 milhões de toneladas, o que representa uma expressiva  queda, de 27,67%, em relação a 2005. São apontadas como principais causas para  esta redução a baixa cotação do produto no mercado interno e a dificuldade de  comercialização enfrentada nas últimas safras, além da retração da área plantada,  num total de 25,03%. 

Segundo o técnico do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do IBGE,  Paulo Renato Correa, a safra de trigo nacional deverá ser melhor remunerada  este ano, apesar da produção menor do que no ano passado. “Houve uma elevação  no preço do produto importado da Argentina, por novas tributações impostas naquele  país e isso deve contribuir para a pequena safra de trigo deste ano”, considerou.

Ele lembrou ainda que a situação das colheitas do Sul do país só estará mais  clara a partir do levantamento de setembro, quando serão incluídos os dados  pós-geada e ainda já terá sido avaliado o impacto das chuvas do início de setembro  naquela região. “Poderemos verificar prejuízo principalmente na qualidade dos  grãos, mais do que na quantidade. Isso pode diagnosticar uma alteração significativa”,  comentou. 

A estimativa de safra para 2006 apresentada pelo IBGE também projeta um aumento  no volume a ser colhido na safrinha de milho. Segundo esta última apuração do  IBGE, a safrinha deve atingir a 10,682 milhões de toneladas ante 10,359 milhões  na previsão passada referente ao mês de julho, um acréscimo de 3,12%.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas