terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

“Desejos” em exposição no Nalva Café Salão

- Publicidade -

ARTE - A artista Andréa Ebert durante montagem da exposição “Desejos”

Desenhos representando formas humanas, ginastas subindo as paredes da vida, acrílicos coloridos em rosa, verde e azul que formam caixas de idéias transparentes e tridimensionais. Todos esses elementos e intensões formam a exposição “Desejos”, da artista plástica Andrea Ebert que começa hoje, a partir das 18 horas no Nalva Café Salão.

Pensada e  executada para o espaço do salão de Nalva — que lembra os cafés dos filmes gravados em Buenos Aires – a exposição começou a ser esboçada em papel, caneta colorida e lápis. “O nome da exposição surgiu depois que os desenhos estavam dispostos no papel. E percebi que o que propus era quase uma investigação do comportamento humano. Então pensei que um dos combustíveis da humanidade é o desejo, desde as coisas pequenas até as subjetivas como o amor e a beleza eterna”, contou Andrea.

Para compor os desejos a artista utilizou papel especial para aquarela, papel de embalagens, tintas, caneta esferográfica, acrílico e vidro. “Objetos de vidro fazem o olhar confundir o que é real e o que é desejo”.Desenhos pintados direto na parede do salão e caixas de acrílico fazem parte da instalação. Para fazê-la, a artista necessitou de andaimes – por utilizar o espaço do teto também – e essa imagem foi registrada quando a equipe do VIVER chegou para a entrevista. A artista estava concentrada desenhando no teto do salão um dos ginastas. “Cada trabalho é um desafio novo. Morro de medo de altura e estou aqui compondo a exposição num andaime. Isso representa um pouco da alma do artista, essa metáfora que somos nós diante de tanto concreto”, reflete.

O movimento das imagens nas paredes vieram da observação da artista diante do mundo e das pessoas. “É interessante demais o movimento da vida. A busca incessante, os desejos, o ir e vir dos homens e todo esse consumo. A vida efêmera, as passagens, nós como passageiros nesse mundo”.

Se auto definindo como uma artista bidimensional, Andrea trabalha com a pintura e o desenho e seu sustento vem através das ilustrações. “Sou ilustradora de revistas, jornais, publicidades e livros”, contou Andrea, que já fez trabalhos para as revistas da editora Abril como TPM, Vida Simples, Crescer, Vogue e Guia Quatro Rodas.

A artista foi indicada ao prêmio Abril de Jornalismo 2008 na categoria ilustrações. “Uma face da minha vida completa a outra, necessito das artes visuais para compor meus trabalhos com as revistas e livros”.

Sobre a artista

Andréa veio da agilidade de São Paulo buscar uma vida mais tranqüila. Há 12 anos reside em Natal e busca viver de arte, o que considera algo surreal. No seu currículo estão trabalhos ligados ao mundo da moda, e como tempo acentuou sua produção como ilustradora.  Sua produção é vasta e tem sido responsável por capas de livros infantis e adultos como a obra “Mulo” de Darcy Ribeiro, ilustrações do jornal o Globo, Folha de São Paulo, revistas e campanhas publicitárias, que são possíveis, segundo ela, graças a internet. “Todo meu trabalho depende da internet de alguma maneira”,disse acrescentando que ultrapassou o eixo Rio-São Paulo, e que não importa mais o lugar onde vive “meu trabalho pertence ao mundo”, finaliza.

Serviço:
Desejo, de Andrea Ebert, às 18h.Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110 ao lado da TN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas