terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Desemprego sobe e tem novo recorde no Brasil

- Publicidade -

Rio (AE) – O Brasil alcançou o patamar recorde de 11,586 milhões de desempregados em junho. A taxa de desemprego subiu a 11,3% no segundo trimestre, maior resultado da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao mesmo tempo, a renda média dos trabalhadores encolheu ao menor patamar desde janeiro de 2013: R$ 1.972.

O avanço na taxa de desemprego abre espaço para o Banco Central iniciar o processo de corte da taxa básica de juros em breve, na avaliação do economista-chefe da Kapitalo Investimentos, Alfredo Binnie. Ele prevê que os juros comecem a cair em outubro. “Desemprego maior aumenta a possibilidade de corte (logo) e também é compatível com inflação indo para (o centro da) meta (4,5%) no fim de 2017, ou ficando perto disso”, estimou.

No segundo trimestre, 1,413 milhão de postos de trabalho foram fechados, uma redução de 1,5% na população ocupada em relação ao mesmo período de 2015. A pesquisa mostrou que praticamente toda a perda foi no setor formal: 1,486 milhão de vagas foram eliminadas, de acordo com a pesquisa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas